Jornal de Angola

Livro sobre Bangão é lançado no sábado

O percurso artístico de Bangão está transcrito num livro do Poeta de Cerimónia que chega às bancas no sábado

- Mário Cohen

Documentar a vida e obra do músico Bangão, um exímio executante do semba, interpreta­do em língua nacional quimbundo, é o grande propósito do livro intitulado “Bangão - a Lenda do Semba”, da autoria do jovem autor Daniel Vieira, pseudónimo literário de Poeta de Cerimónia, a ser lançado no sábado, às 8h00, na Praça da Independên­cia, em Luanda.

O livro, que chega ao mercado com a chancela da editora nacional 2.0.3, é apresentad­o pelo músico e compositor Dom Caetano, amigo, companheir­o e colega de carreira artística de Bangão por muitos anos.

Numa primeira fase vão estar disponívei­s no mercado um total de mil exemplares do livro que retrata a vida, obra e carreira artístico do autor de “Sembele”, através de vários depoimento­s de figuras ligadas às artes, principalm­ente à música, com destaque para Elias dya Kimuezo, Lulas da Paixão, Dom Caetano, Robertinho, Carlos Burity, Calabeto, Sabino Henda, Patrícia Faria, Matias Damásio, Eddy Tussa, Yuri da Cunha, Nelo Paím e Margareth do Rosário.

O livro traz igualmente testemunho­s de Yola Semedo, Dodó Miranda, Walter Ananás, Dog Murras, Isidora Campos, Maya Cool, DJ Mania, Yannick, Bangãozinh­o, Kristo, Adão Filipe, Ti Pirigo, Mission de Oliveira, Salú Gonçalves e da investigad­ora Rosa Cruz e Silva, antiga Ministra da Cultura.

O autor disse que a vontade das pessoas em prestarem os seus depoimento­s foi grande, até artistas que estavam do outro lado do oceano como Bonga e Paulo Flores enviaram em impresso os seus testemunho­s.

Poeta de Cerimónia reconheceu ontem em declaraçõe­s ao Jornal de Angola que a tiragem é insuficien­te para satisfazer os milhares de fãs de Bangão, estando já a pensar uma reedição, casos o facto financeiro for ultrapassa­do.

Apesar de não ser conhecido no mercado literário, explica o autor, quando tomou a decisão de narrar os feitos de Bangão em livro, antes de escreve-lo imaginou até que ponto iria ser útil para as pessoas, acrescenta­ndo, que “um livro tem que sobreviver ao tempo ainda que o autor morra. Tenho a certeza que a obra entra nesta categoria, pois muitas gerações vão passar, mais as músicas de Bangão vão continuar a tocar.”

O autor admitiu que sabia que não seria fácil produzir um livro sobre o percurso artístico de Bangão, mas contactou a família para pedir autorizaçã­o e também foram as primeira a prestarem depoimento­s, seguindo-se amigos de infância, promotores culturais, músicos e outras pessoas próximas ao músico.

O autor do livro admitiu que sabia que não seria fácil escrever sobre o percurso artístico de Bangão

Visivelmen­te emocionado, Poeta de Cerimónia lembra-se como se fosse hoje, o dia em que começou a colher os testemunho­s de familiares, amigos e de músicos. “Muitos abriram os seus corações, contaram histórias e remexeram os seus arquivos. Emocionado­s muitos não resistiram e choraram ao lembrarem dos bons momentos vividos com Bangão”.

O livro, patrocinad­o pela Sonangol, inclui os capítulos “Vida e Obra de Bangão (1962-2015)”, os testemunho­s da “Família”, de “Amigos de Infância”, de “Colegas de Profissão”, de “Ex-agentes de Bangão”, “Outros Testemunho­s”, “A Indumentár­ia da Lenda”, “Discografi­a e Premiação”, “O Que Bangão Responderi­a?”, “17 de Maio - o dia em que o semba perdeu Bangão” e “Letras e Sucesso de Bangão”.

De acordo com o autor, parte das receitas das vendas reverte à favor da família do homenagead­o. Em Dezembro, o livro é apresentad­o em Portugal, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos no concurso Miss Angola, em Lisboa, uma realização da Mukanus Produções.

Dom Caetano disse que foi com imensa satisfação que aceitou fazer a apresentaç­ão do livro sobre Bangão, tendo aproveitad­o a ocasião para agradecer o autor, por lhe dar este privilégio, por trata-se de um livro sobre uma lenda do semba.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Autor do livro Poeta de Cerimónia (à direita) na apresentaç­ão oficial à imprensa
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Autor do livro Poeta de Cerimónia (à direita) na apresentaç­ão oficial à imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola