Jornal de Angola

Dimensão cultural de Neto em colóquio

- Mário Cohen

Despertar e motivar a sociedade sobre o alcance da dimensão cultural e política do Fundador da Nação e primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, foi o foco do colóquio realizado ontem, em Luanda, pela direcção do Memorial António Agostinho Neto.

O objectivo do colóquio “A Dimensão Cultural de Agostinho” é enaltecer a figura do Poeta Maior.

Na ocasião, Jomo Fortunato, presidente do conselho de administra­ção do Memorial , disse que Neto deve ser falado todos os meses, ou seja Neto é intemporal, assim como é uma figura que ainda tem muito para estudar-se sobre a sua vida e obra. “Nós temos território da vida e obra de Neto que não são conhecidos, quer na dimensão política quer na literária.”

O PCA do Memorial António Agostinho Neto disse que o colóquio apresentou dois momentos importantí­ssimo que, na sua óptica, os jovem devem absorver, não só os que estão a fazer trabalho sobre Agostinho Neto, nos institutos médios e nas universida­des, mais também para a sociedade. Os temas em debate foram a “Literatura de Neto e Conscienci­alização Cultural”, apresentad­a pelo jornalista e escritor Norberto Costa, e “Análise Psicocríti­ca da Prosa de Agostinho”, de Hélder Simbad.

Jomo Fortunato disse que a sociedade vai ter sempre a necessidad­e de estudar Neto em várias vertentes. “Com a realização do colóquio, penso que os jovem vão se sentir mais motivados para investigar mais a vida do Poeta Maior.”

Na sua perspectiv­a, os professore­s de língua portuguesa e os de literatura devem apresentar mais propostas de distensão da própria obra de Neto para os trabalhos de fim do curso, pois como sublinhou “assim teremos um Neto mais estudado e eterno”.

O PCA do Memorial António Agostinho Neto frisou que a instituiçã­o que dirige está aberto a receber propostas, que visam contribuir para que a mesma seja um espaço dinâmico, artístico e cultural por excelência.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jomo Fortunato realçou a dimensão política do Poeta Maior
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jomo Fortunato realçou a dimensão política do Poeta Maior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola