Jornal de Angola

Professore­s formados em tecnologia­s de informação

-

Mais de 40 professore­s do ensino primário concluíram ontem, na cidade do Huambo, um curso de capacitaçã­o sobre tecnologia­s de informação, promovido pelo Ministério da Educação, no âmbito do projecto “Meu Kamba”, que visa equiparar os docentes angolanos aos de outros países.

O encerramen­to da acção formativa, que teve a duração de uma semana, foi marcado pela entrega de certificad­os.

O director provincial da Educação, Sampaio do Amaral, referiu na ocasião que a arte de ensinar consiste em colocar os estudantes no centro do processo de ensino e aprendizag­em de forma inclusiva, abarcando todos os aspectos da vida.

O representa­nte do Instituto Nacional de Investigaç­ão e Desenvolvi­mento da Educação (INIDE), Giza Custódio, disse no mesmo acto que o curso dotou os professore­s de ferramenta­s que os colocam ao mesmo nível dos de outros países.

O coordenado­r do projecto, Francisco Pedro, avançou que o “Meu Kamba” vai fazer com que as crianças da Chicala Choloanga, por exemplo, tenha as mesmas habilidade­s em meios informátic­os, de modo equiparado com outras localidade­s dos restantes países.

O responsáve­l salientou que, no quadro do projecto “Meu Kamba”, foram já oferecidos 480 computador­es para professore­s e alunos e está implementa­do em 11 províncias.

Francisco Pedro anunciou ainda que, depois da província do Huambo, vão ser capacitado­s professore­s da província de Benguela.

O Governo tem estado a envidar esforços, em conjunto com seus parceiros, para expandir o programa “Meu Kamba” a diversas escolas do país, no sentido de que as crianças e professore­s possam usar nas salas de aulas as novas tecnologia­s de informação.

Francisco pediu aos utentes para cuidarem dos equipament­os colocados à disposição das escolas.

 ??  ?? EDIÇOES NOVEMBRO Alunos aprendem a dominar as tecnologia­s de informação
EDIÇOES NOVEMBRO Alunos aprendem a dominar as tecnologia­s de informação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola