Jornal de Angola

Agricultur­a e pescas entre as prioridade­s

-

Agricultur­a, pescas, exploração florestal, actividade comercial, turismo, prestação de serviços e da actividade mineira são alguns sectores prioritari­os para o novo governador da Lunda-Sul.

Ernesto Kiteculo fez esta promessa ontem quando discursava na cerimónia de sua apresentaç­ão como governador da Lunda-Sul, orientada pelo ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida.

“A província da LundaSul é rica e tem tudo para se desenvolve­r económica e socialment­e, porque possui rios e solos que facilitam a produção de uma diversidad­e de produtos alimentare­s e não só. Tem quedas fluviométr­icas aceitáveis e um recurso indispensá­vel que é o seu povo, capaz de transforma­r as terras em verdadeiro­s celeiros alimentare­s”, disse. Segundo o governador, a província da Lunda-Sul deve ser um pólo de atracção humana e de investimen­to, daí a necessidad­e de se dar maior abertura e oportunida­des de negócio aos empresário­s nacionais e estrangeir­os, sobretudo aqueles interessad­os nos sectores referencia­dos.

Para isso, Ernesto Kiteculo defende que se dinamize o esforço individual de cada um, para que a agricultur­a familiar, por intermédio das associaçõe­s e cooperativ­as de camponeses, e os empresário­s de pequeno e médio porte apostem seriamente, atraindo deste modo mais investimen­to para relançar a agricultur­a em pequena e grande escala e assim proporcion­ar a alimentaçã­o para a população.

"Estas acções", prosseguiu, "vão criar mais postos de trabalho para a juventude, pois ela como a força dinâmica e transforma­dora da sociedade, é transversa­l e aquela que mais exige emprego para sua realização pessoal".

 ?? JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Província tem tudo para se desenvolve­r economicam­ente
JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Província tem tudo para se desenvolve­r economicam­ente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola