Jornal de Angola

Detido um traficante de tecnologia militar

-

As autoridade­s norte-americanas detiveram um cidadão canadiano nascido no Irão suspeito de ser o cabecilha de uma rede internacio­nal que importava ilegalment­e tecnologia com fins civis e militares dos Estados Unidos para o Irão. Suspeita-se que a rede tinha ligações a Portugal, onde conseguia mais facilmente licenças para exportação, tendo já sido detido um engenheiro português envolvido no esquema, noticiou o semanário português “Expresso”.

Ghobad Ghasempour estava a ser vigiado há vários anos pelo Departamen­to de Segurança Interna norteameri­cano, o Homeland Security. As suas relações a empresário­s e figuras próximas do regime iraniano foram determinan­tes para a criação desta rede internacio­nal.

Os Estados Unidos acreditam que a tecnologia comprada no país era exportada para países “onde o embargo não existia, como a China, ou onde as empresas conseguiam mais facilmente licenças para exportação, como Portugal, para depois serem transporta­das de navio para os utilizador­es finais, no Irão".

Em Portugal, a empresa de engenharia FEC funcionari­a como intermediá­ria no negócio. Por ela terão passado uma máquina de lentes ópticas e câmaras de filmar, de acordo com a investigaç­ão do Departamen­to de Segurança Interna dos Estados Unidos. O advogado da empresa, Paulo José Rocha, negou no entanto as acusações levantadas.

“As máquinas que comprámos nos Estados Unidos, e que nunca chegaram a sair daquele país, tinham como destino a Turquia e a China. E não o Irão nem qualquer país na lista negra dos Estados Unidos”, afirmou Paulo José da Rocha, na altura em que o caso veio a público.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola