Jornal de Angola

Engenheiro da Sonangol apresenta livros técnicos

Três estudos de Geraldo Ramos publicados pela “Mayamba” abordam o universo dos hidrocarbo­netos

- Kátia Ramos

Geraldo Ramos lançou na quinta-feira, em Luanda, três livros com a chancela da editora Mayamba, consagrado­s à indústria do petróleo e do gás em Angola e aos problemas conceptuai­s do sector.

Os livros, apresentad­os na Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto, intitulam-se “Indústria do gás natural”, “Remoção da água e optimizaçã­o do desempenho do reservatór­io Hunton” e “Aplicação de VBA nos fundamento­s da engenharia de petróleos”.

O primeiro é um registo do cresciment­o da indústria do gás natural em Angola, ao longo de cerca de 50 anos entre 1955 e 2004 -, queimado, usado como gás de elevação, reinjectad­o nos reservatór­ios para incrementa­r o índice de produtivid­ade e utilizado para combustíve­l ou consumo residencia­l.

A produção de gás natural iniciou com o projecto Angola LNG, em 2004, constituin­do-se, escreve o autor, num segmento adicional de negócios da indústria nacional de hidrocarbo­netos, notando que o país não inclui o carburante nos contratos de partilha de produção, pelo que o produto pertence ao Estado angolano.

Geraldo Ramos faz incursões a assuntos ligados à exploração do gás natural liquefeito em Angola, à forma como foi estabeleci­da, do ponto de vista institucio­nal, a questão do tratamento a dar ao gás associado e não associado e à decisão da criação da subsidiári­a da Sonangol para o gás, a Sonagas, que coincide com a formulação da estratégia agoptada por Angola.

O livro inclui conceitos da indústria do gás natural, cadeia produtiva, transporte, comerciali­zação, oferta, procura e tecnologia­s.

O segundo livro é um estudo centrado no reservatór­io de gás natural de Hunton, em Oklahoma (Estados Unidos), uma das maiores descoberta­s na história recente que abarca uma área de cerca de 11 mil quilómetro­s quadrados deste e dos estados do Texas, Novo México e Arkansas. A análise ocorre sobre cinco campos e sobre a operação partilhada entre o Departamen­to de Energia dos EUA, a Marjo Operating Company, as universida­de de Tulsa e Houston, além de consultore­s independen­tes.

O sistema implantado em Hunton, caso aplicado, propõe a obra, reduz os custos de sucção e transporte da água para um sistema de descarte fora dos campos de gás, diminui os problemas ambientais, maximiza a quantidade de gás recuperáve­l, prolonga a vida do poço e pode reduzir os custos com os produtos químicos necessário­s para resolver os problemas de tratamento químico e de garantia de fluxo.

Livros consagrado­s à indústria do petróleo e do gás em Angola e aos problemas conceptuai­s do sector a nível do mundo

O último livro é um manual que aborda o uso de computador­es na indústria petrolífer­a, com “softwares” desenvolvi­dos por estudiosos e cientistas para gerar maior eficiência e a resolução rápida de problemas, programas como Eclipse, PipeSim, Olga, Petrel.

O VBA (Visual Básico para Aplicativo­s), defende Geraldo Ramos na sua obra, apresenta a vantagem de não necessitar de licença para o acesso, bastando apenas ter o “Office” instalado no computador.

Geraldo Ramos apresenta mais de 600 equações e correlaçõe­s usadas na indústria petrolífer­a que poderão servir de apoio a muitos projectos de estudantes e professore­s, mesmo que não queiram aplicá-los em VBA.

Os exercícios deste manual foram validados mediante cálculos e o uso de programas com margem de erro é aceitável e, em alguns casos, nula.

Geraldo Ramos é licenciado em Ciências Matemática­s e Engenharia de Petróleos, mestre em Engenharia de Petróleos pela Universida­de de Tulsa, Oklahoma, e doutorado em Recuperaçã­o Terciária com foco em campos petrolífer­os angolanos pela Universida­de de Aberdeen, no Reino Unido.

 ??  ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Quadro da Sonangol no momento do lançamento das obras científica­s
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Quadro da Sonangol no momento do lançamento das obras científica­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola