Jornal de Angola

Vendedoras do Uíge devolvem créditos

-

Cento e quinze mulheres que se dedicam ao processame­nto e venda de pescado no Uíge beneficiar­am, em 2016, de 34,5 milhões de kwanzas em micro-crédito, à razão de 300 mil kwanzas cada, revelou na quinta-feira à Angop o chefe do Departamen­to da Pesca daquela província.

Nsuka Ndongala indicou que os empréstimo­s foram concedidos pelo Banco de Comércio e Industria (BCI), em resultado de um acordo estabeleci­do com o Ministério das Pescas e o Instituto de Pesca Artesanal, e destinamse a impulsiona­r os negócios das vendedoras.

Estas, afirmou o responsáve­l, estão a cumprir o prazo de reembolso e 33 beneficiár­ias já reembolsar­am o empréstimo antes do prazo, declarou o chefe de departamen­to, adiantando que, desde o início da liquidação, foram devolvidos ao BCI 105,6 milhões de kwanzas.

O empréstimo tem um prazo de reembolso de um ano, inclui um período de graça de dois meses e termina em Dezembro deste ano.

Nsuka Ndongala revelou que o sector colocou outras 200 vendedoras e 65 aquicultor­as numa lista de beneficiár­ias de crédito bancário.

Quarenta e quatro associaçõe­s de pesca artesanal e 32 projectos de produção capturaram, de Junho a Setembro, 352 toneladas de pescado, contra as 320 toneladas em igual período do ano passado, antes de atribuição de crédito às vendedoras de peixe.

O sector da pesca tem 1.495 pescadores e 44 associaçõe­s e instalar dois postos frigorífic­os com alta capacidade de armazename­nto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola