Jornal de Angola

António Guterres este mês na RCA

-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou que vai visitar até ao final deste mês a República Centro-Africana (RCA) para “reforçar a parceria” entre as Nações Unidas e o governo centro-africano, num país devastado pela violência.

Esta será a primeira visita do secretário-geral a uma operação de manutenção da paz desde que foi eleito. A missão da ONU na República Centro-Africana (MINUSCA) conta com 160 militares portuguese­s, a maioria comandos. O assessor especial do secretário-geral para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng, chegou na sexta-feira à RCA para preparar a visita de Guterres, disse o portavoz da MINUSCA, Vladimir Monteiro.

Esta visita de trabalho inclui a zona de Bria (Leste), palco de massacres em Junho e Agosto, para se encontrar com representa­ntes de grupos armados e vítimas de violência. Várias organizaçõ­es não-governamen­tais têm denunciado a existência de um genocídio no Leste do país, mas o Presidente centro-africano, FaustinArc­hange Touadera, tem recusado essas acusações.

O mandato da MINUSCA (12.500 homens) termina a 15 de Novembro, mas deverá ser renovado pelo Conselho de Segurança. Doze soldados da MINUSCA foram mortos desde Janeiro de 2017. De acordo com diplomatas ouvidos pelas agência AFP, 750 a 900 forças de paz adicionais deverão reforçar a missão.

O conflito na República Centro-Africana eclodiu após o afastament­o do poder, em 2013, do então Presidente François Bozizé pelas milícias Seleka, que pretendiam defender a minoria muçulmana, desencadea­ndo uma contra-ofensiva dos anti-Balaka, maioritari­amente cristãos. Uma quinzena de grupos armados combatem actualment­e pelo controlo dos recursos naturais, como diamantes e ouro, e pecuária.

 ?? JEWEL SAMAD | AFP ?? Líder da ONU anunciou a ida à RCA para reforçar a parceria
JEWEL SAMAD | AFP Líder da ONU anunciou a ida à RCA para reforçar a parceria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola