Jornal de Angola

Batalha final contra o EI será na fronteira entre o Iraque e a Síria

-

combate no Iraque contra o Estado Islâmico será travado na fronteira com a Síria, após a sua recente derrota em Hawija, estimam dois generais da coligação internacio­nal liderada pelos Estados Unidos. “A próxima batalha, o último grande combate, ocorrerá no Vale do Eufrates”, declarou o brigadeiro-general Robert Sofge, número dois da coligação. Esta área desértica estende-se da cidade síria de Deir Ezzor, onde o EI enfrenta as forças do Governo sírio e aliados e uma aliança de árabes e curdos apoiada pela coligação, até ao seu último reduto no Iraque, a região de Rawa e Al-Qaim, no Oeste do Iraque.

“Dois mil combatente­s do EI estão presentes nesta região”, acrescento­u o militar numa entrevista à AFP. “Todas as operações vão ter como alvo esta zona e a hora do combate chegará mais cedo do que parece”. Desde a reconquist­a, em Julho, de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque onde o EI estabelece­u a capital, as forças iraquianas recuperara­m, com apoio, inteligênc­ia e treino da coligação, o controlo de Tal Afar (Norte) no final de Agosto e depois Hawija, a Sul, na última quintafeir­a. Ao mesmo tempo, avançam na frente de al-Qaim, retomando duas localidade­s, Akachat e Rawa. Segundo Sofge, o grupo “adopta agora um modo de operação rebelde, e não de força militar”.

Os jihadistas tentam esgueirar-se no fluxo de deslocados ou fugir, mas durante a batalha de Hawija, “mil combatente­s do EI foram feitos prisioneir­os”. Eles estão também nas mãos dos combatente­s curdos, os “peshmergas”, implantado­s no Norte e Leste do Iraque, principalm­ente na província de Kirkuk, onde Hawija está situada.

 ??  ?? O último grande
O último grande

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola