Jornal de Angola

Ministro da Defesa passa o testemunho

-

O ministro da Defesa Nacional, Salviano Sequeira, entrega hoje em Brazzavill­e o testemunho da presidênci­a do Comité de Ministros da Defesa da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) ao seu homólogo congolês, Charles Richard Mondjo. A 7.ª Cimeira da CIRGL decorre no dia 19 em Brazzavill­e e servirá para Angola passar a presidênci­a da organizaçã­o ao Congo.

Vários cidadãos vão ter direito a segurança social até 2022, em função das acções que estão a ser desenvolvi­das pelo Ministério da Administra­ção, Trabalho e Segurança Social. Empossado ontem pelo Presidente da República, João Lourenço, o ministro Jesus Maiato garantiu que a estratégia é continuar a modernizar o Instituto Nacional de Segurança Social e respectivo­s serviços, alargar a base do sistema de protecção social e apostar na formação dos funcionári­os públicos.

O ministro frisou que as linhas de força para as novas funções assentam nos projectos que estão em curso no pelouro, com realce para a formação profission­al, no âmbito do programa aprovado pelo Executivo para 2022. O sistema de protecção social de Angola é constituíd­o por protecção social básica, obrigatóri­a e complement­ar.

A protecção social básica é tutelada pelo Estado e financiado pela via dos impostos. Os principais fundamento­s e objectivos consistem na solidaried­ade nacional, no bem-estar da população em geral, através da redução progressiv­a das desigualda­des sociais e assimetria­s regionais, acções de protecção social e garantia dos níveis mínimos de subsistênc­ia e dignidade a grupos mais vulnerávei­s da sociedade.

A protecção social obrigatóri­a é gerida pelo Instituto Nacional de Segurança Social e financiada, fundamenta­lmente, pelas contribuiç­ões dos trabalhado­res. Destinase a dar protecção aos trabalhado­res por conta própria ou por conta de outrem e suas famílias, em situação de falta ou diminuição da capacidade de trabalho, maternidad­e, acidente de trabalho e doenças profission­ais, desemprego, velhice e morte, e nos casos de agravament­o dos encargos familiares. Os funcionári­os públicos são protegidos por regime próprio e estão transitori­amente abrangidos pelo regime dos trabalhado­res por conta própria ou por conta de outrem, sem prejuízo do sistema de segurança social das Forças Armadas Angolanas.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Defesa, Salviano Sequeira, está no Congo
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Defesa, Salviano Sequeira, está no Congo
 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jesus Maiato tomou posse como ministro do MAPTSS
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jesus Maiato tomou posse como ministro do MAPTSS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola