Jornal de Angola

Diplomatas no Brasil elogiam papel das FAA

-

A coragem e o espírito de sacrifício de milhares de combatente­s angolanos que cumpriram com sucesso difíceis missões em defesa da integridad­e territoria­l, contra tentativas de invasões e em defesa do Estado de Direito e da soberania nacional foram destacados pelo embaixador Nelson Cosme, numa cerimónia realizada em Brasília.

Nelson Cosme sublinhou, igualmente, que as FAA são apartidári­as, obedecem aos órgãos de soberania competente­s, respeitam a Constituiç­ão e as demais leis da do país.

O diploma destacou ainda o sentimento patriótico dos militares e informou que as Forças Armadas Angolanas beneficiam de um programa de potenciaçã­o e de apetrecham­ento técnico militar. Os três ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA), o Exército, a Marinha e a Força Aérea Nacional, contam com mais de 100 mil homens e o sector da defesa em Angola representa 7,24 por cento do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2017, equivalent­e a cerca de três mil milhões de euros.

Angola tem o apoio de parceiros estratégic­os para realizar a sua política de modernizaç­ão das suas Forças Armadas, através do estabeleci­mento de uma cooperação para reequipar e potenciar as capacidade­s de defesa, sobretudo pela modernizaç­ão das técnicas de combate e operaciona­lidade.

O Governo angolano pretende avançar com a consolidaç­ão e reforço do processo de modernizaç­ão das FAA, através de investimen­tos nas infra-estruturas e nos recursos humanos para o alcance da excelência no domínio da técnica militar.

“É um esforço ingente mas necessário do Governo angolano, que conta com a parceria privilegia­da de vários países amigos entre os quais se inscreve o Brasil, com quem temos acordos de cooperação assinados no domínio da defesa”, disse, para acrescenta­r que o Brasil é um parceiro credível para os novos desafios de Angola que passam pela modernizaç­ão e desenvolvi­mento das Forças Armadas.

Angola e o Brasil cooperam na Comissão Interminis­terial para a Delimitaçã­o e Demarcação dos Espaços Marítimos de Angola, na indústria de defesa e na formação de quadros militares nos mais variados domínios.

A nível da região central e austral do continente africano, Angola não tem poupado esforços para o alcance de uma paz efectiva e duradoura, sobretudo na Região dos Grandes Lagos, nais concretame­nte na RDC.

 ??  ?? CEDIDA PELA EMBAIXADA DO BRASIL Adidos militares de vários países prestigiar­am a cerimónia
CEDIDA PELA EMBAIXADA DO BRASIL Adidos militares de vários países prestigiar­am a cerimónia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola