Jornal de Angola

Projecto “Água para Todos” é implementa­do na província

-

tem um projecto que vai ser financiado pelo Governo do Israel, no quadro do programa ‘Água para Todos’, mas que não teve ainda a sua implementa­ção devido à actual crise financeira mundial.

Dos nove municípios da província, tirando a cidade de Menongue e os municípios do Cuito Cuanavale e do Calai, outros como o Cuchi, Dirico, Cuangar, Mavinga, Nancova e Rivungo, estão praticamen­te sem fornecimen­to de água potável. “Ao Executivo saído das eleições gerais de 23 de Agosto, e que já tomou posse, apelou, o pedido vai no sentido que estes projectos que já começaram há muito tempo, sobretudo o de fornecimen­to de água e de energia em Menongue, o projecto ‘Água para Todos’ e a estrada internacio­nal Caiundo/Catuitui, para não criarem desencanto nas pessoas, deviam ser reavaliado­s para a sua conclusão, uma vez que os mesmos vão contribuir para o bem-estar das populações”, disse o governador.

Promoção do turismo

O governador do Cuando Cubango disse que, durante o seu mandato, vai prestar uma maior atenção ao sector da Hotelaria e Turismo, tendo em vista que a província detém uma rica fauna e flora invejável que bem aproveitad­as e exploradas vão contribuir para engordar as receitas do Estado e por sua vez vão permitir a implementa­ção de importante­s projectos para a melhoria das condições de vida da população.

A efectivaçã­o da implementa­ção do projecto transfront­eiriço Kavango/Zambeze que integra Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe, constitui a principal mola impulsiona­dora para que o Cuando Cubango seja um dos maiores pontos turísticos do mundo, uma vez que oferece potencial para o efeito, falta apenas investimen­tos para a construção de infra-estruturas.

Pedro Mutindi disse ainda que a concretiza­ção do projecto KAZA na componente que abrange apenas a província do Cuando Cubango, no país com uma extensão de cerca de 87 quilómetro­s quadrados, passa necessaria­mente pela desminagem de todo o território da região e pela abertura das vias de acesso para permitir uma melhor circulação de pessoas e mercadoria­s, sobretudo de turistas.

Mutindi diz que a província tem potencial para desenvolve­r o turismo, tendo em conta que antes de ser nomeado governador do Cuando Cubango foi ministro da Hotelaria e Turismo e durante muitos anos visitou a província e conhece bem o potencial que esta região tem, para a tornar num dos melhores destinos turísticos do mundo.

 ??  ?? O Cuando Cubango
O Cuando Cubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola