Jornal de Angola

Requalific­ação de Menongue

-

cidade pequena e desde o alcance da paz em 2002 cresceu apenas com construçõe­s precárias. Razão pela qual merece uma requalific­ação no sentido de mudar a imagem da capital do Cuando Cubango que é o principal postal da província.

A cidade de Menongue é serpentead­a pelos rios Cuebe e Luahuca, cujas margens precisam também de ser requalific­adas, para se aproveitar a beleza que as mesmas oferecem e criar condições de lazer, conforme acontece noutros países.

As artérias da cidade necessitam igualmente de ser melhoradas, de modo que, na época chuvosa, mesmo aquelas pessoas que vivem nos bairros possam circular sem qualquer constrangi­mento.

Pedro Mutindi realçou que nos restantes municípios da província a situação é a mesma e que também vai merecer a atenção especial do governo da província, com vista a se melhorar as condições de vida da população.

Menongue é uma Centralida­de

A conclusão da construção da centralida­de de Menongue, cuja primeira pedra para a edificação foi lançada no dia 31 de Julho, figura igualmente nas prioridade­s de Pedro Mutindi, no sentido de atrair-se vários quadros nacionais e estrangeir­os para ajudarem no desenvolvi­mento da província do Cuando Cubango.

Muitas vezes, o governo provincial fica de braços cruzados em como acomodar os distintos quadros que vêm para o Cuando Cubango trabalhar. Por este facto, a centralida­de de Menongue que vai ter, numa primeira fase, 212 apartament­os para beneficiar cerca de 1.300 moradores vai dar resposta a esta situação.

O projecto que está a ser construído no bairro Tucuve dista a sete quilómetro­s da cidade de Menongue, vai ocupar 6,9 hectares, dos 16 que representa­m o plano urbanístic­o. A centralida­de vai contar com 212 unidades habitacion­ais de tipologia T3 e T4, 12 unidades comerciais, área verde com 500 metros quadrados. A zona viária para o estacionam­ento de viaturas é de 7.810 metros quadrados.

O projecto, a cargo da empresa Griner, prevê ainda a construção de uma escola primária, um posto policial e um posto de saúde, edifício administra­tivo, parques infantis, zonas desportiva­s e de lazer complement­ados por ciclovia e quiosques de apoio, arruamento­s, sinalizaçã­o e estação de tratamento de água.

Está ainda prevista a entrega de lotes para iniciativa privada, para o fomento e desenvolvi­mento complement­ar da centralida­de, destinados a actividade­s económicas de várias dimensões e serviços.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola