Jornal de Angola

Irão alerta EUA para os riscos de compromete­r acordo nuclear

-

O director da agência de Energia Atómica do Irão advertiu ontem os Estados Unidos para os riscos de compromete­r o acordo nuclear, entre os quais o de prejudicar os esforços de não proliferaç­ão e a posição global de Washington.

Ali Akbar Salehi, que falava numa conferênci­a internacio­nal sobre segurança nuclear, frisou que as recentes posições norteameri­canas “ilusórias e negativas” não permitem “augurar nada de bom” em relação ao acordo nuclear iraniano.

Um desfecho negativo era mau para o Irão, mas, sublinhou, “está muito mais em causa para toda a comunidade internacio­nal”.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve pronunciar esta semana um discurso sobre o Irão, no qual se espera que acuse Teerão de não estar a cumprir o acordo de 2015 e anuncie novas sanções contra os Guardas da Revolução, unidade de elite do exército iraniano.

Tais sanções, afirmou hoje um porta-voz do Governo iraniano, iam colocar os Estados Unidos “do lado dos terrorista­s” do grupo rebelde Estado Islâmico.

Os Guardas da Revolução “são um órgão revolucion­ário” que “defende o povo [iraniano] e combate os terrorista­s”, afirmou à imprensa Mohammad Bagher Nobakht.

A Campanha Internacio­nal para Abolir as Armas Nucleares (ICAN), vencedora do prémio Nobel da Paz 2017, pediu na segunda-feira ao governo de Donald Trump que mantenha o acordo alcançado com o Irão sobre o seu programa atómico para “evitar qualquer conflito”.

Donald Trump acredita que o Irão não está a respeitar o “espírito” do acordo nuclear e deve anunciar em breve, dizem fontes relacionad­as ao assunto, que não certifica a aplicação pelo Irão dos compromiss­os assumidos em 2015. O acordo alcançado entre Irão, EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha visa assegurar que as actividade­s nucleares do Irão tenham um propósito puramente civil.

 ??  ?? MANDEL NGAN | AFP Presidente Donald Trump ameaça o acordo nuclear
MANDEL NGAN | AFP Presidente Donald Trump ameaça o acordo nuclear

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola