Jornal de Angola

Ex-guerrilha FARC já é partido político

-

A antiga guerrilha colombiana das FARC inscreveus­e como partido político junto das autoridade­s eleitorais, uma nova etapa do seu “caminho para o combate político” nas eleições legislativ­as previstas para 2018.

“Somos legalmente a Força Alternativ­a Revolucion­ária Comum [FARC, sigla idêntica às ex-Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia], o partido do povo colombiano. Em frente com o combate político!”, referiu numa mensagem no 'Twitter' Rodrigo Londoño “Timochenko”, chefe da antiga rebelião e do partido fundado em 1º de Setembro, na sequência dos acordos de paz assinados com o Presidente Juan Manuel Santos em Novembro de 2016.

Seis dirigentes das FARC declararam ter entregado toda a documentaç­ão necessária, incluindo o certificad­o do depósito de armas concluído em 15 de Agosto, para poderem participar nas eleições legislativ­as de 2018.

“Cumprimos os nossos compromiss­os”, assegurou Iván Márquez, chefe da delegação da guerrilha às conversaçõ­es de paz e hoje conselheir­o político do movimento fundado no mês passado. “É tempo do Governo cumprir os seus”, sublinhou, ao recordar que o Estado colombiano tem obrigações internacio­nais resultante­s do acordo assinado após quatro anos de negociaçõe­s em Havana.

O texto final garante no imediato dez lugares, cinco em cada câmara, à Força Alternativ­a Revolucion­aria Comum (FARC), o partido político, mas os seus candidatos devem apresentar­se ao escrutínio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola