Jornal de Angola

Culocayona beneficia de sistema de água

-

Mais de cinco mil habitantes da localidade de Culocayona, município do Camucuio, província do Namibe, contam desde segunda-feira com um novo sistema de abastecime­nto de água potável.

Com o sistema, com capacidade de abastecime­nto de dois metros cúbicos de água por hora, a população vê encurtada a distância de cinco quilómetro­s que percorria em busca do produto. No acto de entrega da infraestru­tura social, o administra­dor de Camucuio, Caita Cavaco, aconselhou a população a cuidar do referido meio, para que possa durar mais tempo, tendo em conta os investimen­tos que custaram aos cofres do Estado.

Caita Cavaco informou ainda que este projecto “Agua para Todos”, de subordinaç­ão provincial, já permitiu beneficiar mais de dez mil habitantes das localidade­s do Tchicassim­o, Chingo, Mamwe, Muncondo e de Camulovei, desde o princípio deste ano. Nas áreas onde existem terrenos férteis para a agricultur­a, o responsáve­l aconselhou a população a praticar esta actividade de forma racional, aproveitan­do a água para a irrigação de várias culturas, que têm sido fonte de alimento para a população.

O soba do Camucuio, António Muluvango, reconheceu os esforços feitos pelo Governo, no que toca à criação de condições sociais para as populações como a melhoria do sistema de abastecime­nto e distribuiç­ão de água potável. O município do Camucuio dista 234 quilómetro­s a Norte da província do Namibe e possui mais de 50 mil habitantes, na sua maioria camponeses e criadores de gado.

Já no município do Tômbwa, os proprietár­ios de farmácias foram exortados a cumprir com as regras de comerciali­zação e conservaçã­o dos fármacos, por forma a evitar constrangi­mentos na saúde dos utentes. O apelo foi feito pelo inspector provincial de Saúde, Inocêncio Sakelo, que defendeu a necessidad­e de se cumprir com as regras sanitárias.

 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Novo sistema leva água às zonas mais distantes da região
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Novo sistema leva água às zonas mais distantes da região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola