Jornal de Angola

Doenças psíquicas melhor atendidas

-

A província do Cunene vai ter, em 2018, serviços hospitalar­es de atendiment­o a doenças do foro psiquiátri­co, disse ontem, em Ondjiva, o director provincial da Saúde.

Mendes Esteves sublinhou ontem que é aposta do Governo local no próximo ano ter uma unidade sanitária especializ­ada no atendiment­o a casos de doenças mentais.

Mendes Esteves informou que a província do Cunene controla, neste momento, 31 doentes identifica­dos com problemas de esquizofre­nia e neurológic­os, que têm atendiment­o nas unidades de medicina geral, por falta de uma unidade específica para o tratamento de doenças do foro psiquiátri­co.

Mendes Esteves pediu igualmente para que cada pessoa seja um activista no combate ao estigma e à exclusão social, com iniciativa­s locais, programas nacionais, legislação específica e educação da comunidade, de forma a permitir modificar a atitude social e a melhorar a consciênci­a pública acerca desta doença.

"As principais causas de doenças mentais em Angola são o abuso do álcool e das drogas, perturbaçõ­es emocionais (humor, stress e depressão), esquizofre­nia, traumas, conflitos familiares, sociais e laborais que devem ser protelados com acções de sensibiliz­ação."

Por isso, apelou às famílias para o reforço da educação dos filhos, primando pelo diálogo permanente.

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado a 10 de Outubro e foi celebrado pela primeira vez em 1992 pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), com a subscrição de 150 países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola