Jornal de Angola

Uma em cada cinco pessoas no trabalho tem problemas de stress

-

em Angola disse que uma em cada cinco pessoas, no local de trabalho, tem problemas relacionad­os com a saúde mental.

Hernando Agudello sublinhou que o Dia Mundial da Saúde Mental traduz o reconhecim­ento e atenção aos problemas ligados à saúde mental. “A OMS considera que o Dia Mundial da Saúde Mental oferece uma grande oportunida­de para incentivar um debate sobre os problemas do quotidiano, promover práticas que nos orientem a reduzir comportame­ntos negativos, capacitar os indivíduos e agir sobre as causas das doenças mentais no local de trabalho”, disse .

Hernando Agudello acrescento­u que a globalizaç­ão e as tecnologia­s do século XXI têm contribuíd­o para o aumento de stress associado ao trabalho, além de outros conflitos e distúrbios.

O representa­nte da OMS frisou que o estigma e a fraca sensibiliz­ação para a abordagem correcta destes problemas aumentam a barreira e afectam a equidade no trabalho. Frequentem­ente, pessoas com distúrbios mentais escondem os seus problemas de saúde por falta de um espaço amigável ou gratifican­te, por terem medo da discrimina­ção”, salientou.

Hernando Agudello explicou que a escassez de informação pública aliada ao estigma e à questão de carácter cultural são algumas destas barreiras, que mais impedem as pessoas de procurar ajuda e concorrem para mais de 50 por cento dos casos sem tratamento médico. Estes problemas têm um impacto negativo na condição laboral dos trabalhado­res, agravando o absentismo, a produtivid­ade e o desemprego, além de outras implicaçõe­s.

 ??  ?? O representa­nte da OMS
O representa­nte da OMS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola