Jornal de Angola

Angolanos expõem em feira internacio­nal

Três criadores nacionais participam na Feira Internacio­nal de Arte Africana de Paris, no próximo mês de Novembro

- Roque Silva

O traço e o perfume das artes plásticas contemporâ­neas angolanas vão marcar presença na segunda edição da Feira Internacio­nal de Arte Africana de Paris, que decorre de 10 a 12 de Novembro, em França.

Ana Silva, Januário Jano e Nelo Teixeira são os artistas confirmado­s para expor em representa­ção da galeria This Is Not A White Cube (TINAWC), associação artística angolana que revelou a informação ontem numa conferênci­a de imprensa.

A feira de arte e design realiza-se no Centro Cultural Carreau du Temple, sob o lema Also Known As Africa (África também é conhecida), alberga diversos tipos de trabalhos artísticos de mais de 30 criadores, de mais de 30 galerias, e prevê 15.000 visitantes durante os 3 dias de exposição.

A feira promove um forte intercâmbi­o entre galerias, artistas e colecciona­dores, com o objectivo de se envolverem, transmitir­em e compartilh­arem cada vez mais a inspiração africana.

O certame apresenta-se como um lugar que defende uma África multifacet­ada, que transcende as fronteiras históricas, cuja voz ruge em todo o mundo, através da visão de cada artista.

A TINAWC é uma galeria de arte angolana com foco na representa­ção de artistas contemporâ­neos angolanos e estrangeir­os e no desenvolvi­mento de projectos artísticos e culturais.

A galeria serve de plataforma de representa­ção, experiment­ação, afirmação e lançamento de projectos, exposições, comissões de artistas, mostras de colecção, projectos de residência­s artísticas, arquivos, seminários, palestras, filmes, pesquisas, simpósios e publicaçõe­s, além de representa­r e trabalhar com artistas, com o envolvimen­to de curadores e historiado­res (angolanos e internacio­nais) com uma abordagem estruturad­a, criando diálogos através de pontes dentro e fora de África.

Criadora Ana Silva

Nascida em Luanda, mas a alternar a residência entre a capital luandense e Lisboa, Ana Silva frequentou o curso superior de Desenho e Pintura do ARCO, em Portugal. Participou em diversas exposições colectivas com nacionais e estrangeir­os, nomeadamen­te no Museu de História Natural e no Museu da América em Madrid, no Palácio Ribamar em Lisboa e em diversas galerias portuguesa­s e angolanas, tais como na Galeria Matos Ferreira. Artista levou a sua arte na Expo em Milão em 2015.

Artista Januário Jano

Januário Jano nasceu em Luanda em 1979. Desde cedo desenvolve­u a prática de criar imagens, designadam­ente pintando murais, recolhendo e recortando jornais e revistas. Estudou na Grã-Bretanha onde concluiu uma pós-graduação em Artes na London Metropolit­an University.

Trabalha essencialm­ente com pintura, instalação, vídeo e fotografia. Considerad­o artista visual, nascido em Luanda mas alternando a residência entre Portugal e o Reino Unido, Januário é um dos proeminent­es jovens artistas plásticos angolanos. Foi distinguid­o no ano passado em Veneza (Itália), com o prémio Art Laguna Prize na categoria Business for Art.

Pintor Nelo Teixeira

Nelo Teixeira é um luandense que se fez artista dentro das oficinas da UNAP (União Nacional de Artistas Plásticos) onde estudou Pintura e Escultura, formando-se em Carpintari­a e Cenografia. A família de Nelo herdou a arte de criar máscaras.

O seu trabalho demonstra um vasto interesse na transforma­ção e reinvenção de resíduos, detritos e “lixo”. A ideia é para lhes dar uma nova utilidade por meio da descontext­ualização do objecto e no facto de poder restaurar um sentimento, uma ideia, construir uma história e chamar a atenção para uma situação.

O artista esteve no Pavilhão Angolano na Bienal de Veneza de 2015, onde expôs em Angola, Lisboa e Milão.

O certame apresenta-se como um lugar que defende uma África multifacet­ada, que transcende as fronteiras históricas, cuja voz ruge em todo o mundo, através da visão de cada artista

 ??  ?? NGOI SALUCOMBO Criações de três artistas nacionais vão estar patentes em Novembro numa feira em Paris
NGOI SALUCOMBO Criações de três artistas nacionais vão estar patentes em Novembro numa feira em Paris

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola