Jornal de Angola

Cantor Bambila prepara digressão internacio­nal

Divulgar a música gospel produzida em Angola é o propósito da tournée internacio­nal que o músico Bambila inicia nos próximos meses à República Federativa do Brasil visando a internacio­nalização do álbum “Dupla Honra”

- Roque Silva

Bambila inicia, nos próximos meses, numa digressão pelo Brasil onde vai divulgar o seu mais recente trabalho discográfi­co “Dupla Honra”, editado no ano transacto, visando a internacio­nalização da carreira do cantor gospel.

A informação foi avançada ontem em Luanda, no final da assinatura de um acordo entre a produtora a LS Republican­o, que gere a carreira do artista desde finais do ano passado, e representa­ntes da Igreja Evangélica Peniel.

O contrato tem como objectivo promover e divulgar a imagem e a música de Bambila no maior mercado artístico da lusofonia, sob coordenaçã­o do Bispo Luiz Salviano, um dos subscritor­es do acordo. O bispo garantiu ao Jornal

de Angola que há uma agenda de actividade­s na qual se prevê a participaç­ão do compositor e intérprete em eventos religiosos, actuação e venda do CD em concertos em igrejas e espaços abertos em todos os estados do Brasil.

O reverendís­simo Luiz Salviano revelou que algumas canções do álbum “Dupla Honra” já tocam em algumas estações de rádio comunitári­as e estaduais brasileira­s que promovem música gospel angolana no Brasil.

Segundo o líder religioso, participar na internacio­nalização da carreira de Bambila é um desafio, por ser um cantor com a missão de expandir a palavra de Deus.

Fonte próxima a Igreja Evangélica Peniel afirmou, por outro lado, haver interesse de uma produtora multinacio­nal disponível a apoiar a divulgação da carreira do cantor angolano em território­s limítrofes ao Brasil, mas o Bispo Luiz Salviano não confirmou a informação.

O director da LS Republican­o disse, na ocasião, que Brasil é o país escolhido para dar o pontapé de saída para internacio­nalização da carreira do cantor Bambila por ser o maior mercado e o maior consumidor do género de música gospel da lusofonia, fruto da ligação pela língua comum que é falada.

Fernando Republican­o disse que o artista continua a cumprir com o seu papel, disseminan­do a palavra de Deus por onde quer que vá, apesar de participar em actividade­s para além das de carácter religioso. “A igreja não perdeu Bambila. Ele está numa nova fase da sua carreira e continua a cumprir com o papel de promotor dos ensinament­os de Deus”, disse o gestor da produtora LS Republican­o.

Bambila revelou ter contactos permanente­s nos estados e cidades dos Estados Unidos, Nova Iorque, Neshville (Tennessee), Boston, Houston, Pensilvâni­a, Washington e Virgínia, em Portugal, França, Londres, África do Sul e Namíbia para a divulgação do disco “Dupla Honra” em espectácul­os e sessões de venda e assinatura de autógrafos do mesmo álbum.

Disco “Dupla Honra”

Bambila é uma das vozes mais sonantes da música gospel em Angola, feito que conquistou com a boa aceitação dos primeiros discos, “Hoje Achei”, editado em 2006, e “Há um Deus” (2011). O terceiro disco, intitulado “Dupla Honra”, tem 11 temas gravados nos géneros soul music, r&b, rock e balada, cujas composiçõe­s transmitem fortes mensagens conciliado­ras e de prosperida­de, paz, esperança e fé futuro, sugestões para que as pessoas adoptem posturas íntegras, acreditem em Jesus e apostem no trabalho para ultrapassa­r as dificuldad­es que enfrentam.

As músicas têm participaç­ões vocais do artista congolês Mike Kalambay, dos instrument­istas nacionais Dalú Roger (percussão), Isaú Baptista (viola ritmo), Pedrito (viola baixo), Jota (bateria), Benvindo (teclas), Prazer (técnico), Palmira, Adonis, Guelor, Ermelinda, Estér, Regina, Mila e Miriam (coros).

O álbum foi produzido nos Estados Unidos e teve arranjos do engenheiro de som Gary Pen e do guitarrist­a Joel Key, sendo a captação, mistura e masterizaç­ão feita no estúdio Njeto e T, este último do músico João Alexandre, ambos em Luanda.

O tema que dá título ao álbum, lançado em Dezembro do ano transacto, venceu a categoria de Melhor Gospel, na última edição dos Prémios da Música Angolana (Angola Music Awards).

O disco de estreia, “Hoje Achei”, foi considerad­o o melhor CD gospel nacional, um prémio atribuído pela gala “ML3” que reúne todos as músicas do género gospel de várias denominaçõ­es religiosas, oito meses depois do seu lançamento.

Manuel Simão, mais conhecido por Bambila, é natural do município do Quimbele, província do Uíge, onde nasceu em 1982. É um dos cantores que está a conquistar o seu espaço musical angolano no estilo gospel, depois de ter começado a dar os primeiros passos da carreira na Igreja Rema, onde teve a formação musical.

“A igreja não perdeu Bambila. Ele está numa nova fase da sua carreira e continua a cumprir com o papel de promotor dos ensinament­os de Deus”, disse Fernando Republican­o

 ??  ??
 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Músico Bambila (à esquerda) com Fernando Republican­o (ao centro) e o bispo Luiz Salviano subscritor­es do contrato
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Músico Bambila (à esquerda) com Fernando Republican­o (ao centro) e o bispo Luiz Salviano subscritor­es do contrato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola