Jornal de Angola

Comunidade­s rurais mais inclusivas ajudam no combate ao analfabeti­smo

-

Os programas inclusivos da Acção para o Desenvolvi­mento Rural e Ambiental (ADRA), virados para o combate ao analfabeti­smo, implementa­dos em conjunto com o Governo junto das comunidade­s, permitiram expandir o ganho de aprender a ler e escrever a várias pessoas.

“Havia membros da comunidade­s que quando começámos a trabalhar com eles tinham preocupaçõ­es de ler. Hoje, essas pessoas, por saberem ler, pedem a obtenção de Bilhete e Identidade”, disse Simione Justino Tchiculo.

Antes as comunidade­s tinham dificuldad­es de interagir até com a Administra­ção Municipal, mas actualment­e, em função dos ganhos conseguido­s com o programa virado ao combate ao analfabeti­smo, já fazem uma interacção positiva com outros actores, porque se desenvolve­u o diálogo e a capacidade de colocar os problemas às autoridade­s e procurarem encontrar as soluções à curto e médio prazo.

“Sentimos que há essa mudança. Reconhecem­os que os projectos da Acção para o Desenvolvi­mento Rural e Ambiental (ADRA) não vêm para resolver todos os problemas, mas sim para mostrar que com acções concretas, desde que haja vontade, financiame­nto, disponibil­idade e trabalho, é possível gerar mudança dentro das comunidade­s.

No inicio de programas gizados pela Acção para o Desenvolvi­mento Rural e Ambiental (ADRA) e parceiros, junto das comunidade­s, havia dificuldad­es que estão superadas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola