Co­mu­ni­da­des ru­rais mais in­clu­si­vas aju­dam no com­ba­te ao anal­fa­be­tis­mo

Jornal de Angola - - DESTAQUE -

Os pro­gra­mas in­clu­si­vos da Ac­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Am­bi­en­tal (ADRA), vi­ra­dos pa­ra o com­ba­te ao anal­fa­be­tis­mo, im­ple­men­ta­dos em con­jun­to com o Go­ver­no junto das co­mu­ni­da­des, per­mi­ti­ram ex­pan­dir o ganho de apren­der a ler e es­cre­ver a vá­ri­as pes­so­as.

“Ha­via mem­bros da co­mu­ni­da­des que quan­do co­me­çá­mos a tra­ba­lhar com eles ti­nham pre­o­cu­pa­ções de ler. Ho­je, essas pes­so­as, por sa­be­rem ler, pe­dem a ob­ten­ção de Bi­lhe­te e Iden­ti­da­de”, dis­se Si­mi­o­ne Jus­ti­no Tchi­cu­lo.

An­tes as co­mu­ni­da­des ti­nham di­fi­cul­da­des de in­te­ra­gir até com a Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal, mas ac­tu­al­men­te, em fun­ção dos ga­nhos con­se­gui­dos com o pro­gra­ma vi­ra­do ao com­ba­te ao anal­fa­be­tis­mo, já fa­zem uma in­te­rac­ção po­si­ti­va com ou­tros ac­to­res, porque se de­sen­vol­veu o diá­lo­go e a ca­pa­ci­da­de de co­lo­car os pro­ble­mas às autoridades e pro­cu­ra­rem en­con­trar as so­lu­ções à cur­to e mé­dio prazo.

“Sen­ti­mos que há es­sa mu­dan­ça. Re­co­nhe­ce­mos que os pro­jec­tos da Ac­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Am­bi­en­tal (ADRA) não vêm pa­ra re­sol­ver to­dos os pro­ble­mas, mas sim pa­ra mostrar que com ac­ções con­cre­tas, desde que ha­ja von­ta­de, fi­nan­ci­a­men­to, dis­po­ni­bi­li­da­de e tra­ba­lho, é pos­sí­vel ge­rar mu­dan­ça den­tro das co­mu­ni­da­des.

No ini­cio de pro­gra­mas gi­za­dos pe­la Ac­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Am­bi­en­tal (ADRA) e par­cei­ros, junto das co­mu­ni­da­des, ha­via di­fi­cul­da­des que estão su­pe­ra­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.