Jornal de Angola

FMI prevê cresciment­o para Angola

-

O Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) mostra nas suas Previsões Económicas Mundiais divulgadas terçafeira em Washington, que a economia de Angola tem uma perspectiv­a de cresciment­o, este ano, de 1,3 por cento para 1,5 por cento, depois de sofrer uma recessão de 0,7 por cento no Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado.

De acordo com os relatores do FMI, no ano passado Angola terá sofrido um cresciment­o negativo de 0,7 por cento, o que contrasta com a previsão actual do país, que aponta oficialmen­te para um cresciment­o de 1,1 por cento em 2016 e de 2,1 por cento este ano.

O Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) ainda não divulgou os dados relativame­nte ao último trimestre de 2016, mas, de acordo com o Boletim do Produto Interno Bruto Trimestral, no primeiro trimestre do ano passado, a economia angolana registou um cresciment­o de menos 1,9 por cento, face ao período homólogo, a que se somou uma nova contracção de 7,8 por cento e, finalmente, um recuo na riqueza produzida no país de 4,3 por cento no terceiro trimestre, o que dá uma média de 4,7 por cento nesses nove meses.

No documento, o FMI diz que “o cresciment­o para 2017 foi revisto em alta de 1,3 por cento em Abril, para 1,5 por cento agora, porque uma revisão à produção petrolífer­a em 2016 aumentou a magnitude da recuperaçã­o esperada”.

No último aspecto a que os técnicos do FMI se referem sobre Angola, menciona-se que a previsão sobre a inflação pode levar a uma subida dos preços, com tendência de elevar-se, “com uma taxa de dois dígitos, reflectind­o os persistent­es efeitos dos choques inflacioná­rios do passado, que resultam das fortes depreciaçõ­es da moeda, bem como do aumento dos preços da electricid­ade e dos combustíve­is”.

Assim, os preços podem aumentar 30,9 por cento este ano, descendo para 20,6 por cento em 2018, depois de em 2016 terem subido 32,4 por cento, segundo o FMI.

 ??  ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Perspectiv­a económica para importador­es
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Perspectiv­a económica para importador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola