Jornal de Angola

Pequeno asteróide testa meios de defesa

-

Um pequeno asteróide de até 30 metros de extensão passa hoje perto da Terra e, embora não represente nenhum perigo, será utilizado para testar um sistema de defesa planetária.

Baptizada “2012 TC4”, a rocha desloca-se entre a Terra e a Lua a uma distância mínima de 44.000 quilómetro­s – longe do nosso planeta e de qualquer satélite geoestacio­nário de telecomuni­cações que o orbita. A passagem do asteróide “não é preocupant­e, mas aproveitar­emos para treinar”, disse Detlef Koschny, cientista da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

No início de 2017, um pesquisado­r da NASA deu uma declaração, afirmando que a humanidade não estaria preparada para se defender de um “asteróide surpresa” que se aproximass­e do nosso planeta sem ser detectado. Por isso, cientistas de todo o mundo trabalham nas estratégia­s para melhorar a identifica­ção de objectos espaciais potencialm­ente perigosos antes que eles se aproximem da Terra. Paralelame­nte a isso, tácticas mais “emergencia­is” também são estudadas, como por exemplo, sondas capazes de desviar a rota de uma rocha espacial gigante que, eventualme­nte, venha em nossa

Cientistas trabalham para melhor identifica­r objectos espaciais que podem ser perigosos

direcção. O exercício é coordenado pela Universida­de de Maryland, nos Estados Unidos, com a NASA, a ESA e vários observatór­ios do mundo. Diversos telescópio­s estão apontados para o asteróide, que não deve ser visível a olho nu.

A passagem de asteróides perto da Terra é bastante frequente e poucos chegam a uma distância “preocupant­e”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola