Jornal de Angola

Escritora Vera Duarte apresenta romance

-

A escritora cabo-verdiana Vera Duarte apresenta hoje, o seu mais recente trabalho literário “A Matriarca - Uma Estória de Mestiçagem”, no auditório do Centro Cultural Português, na Cidade da Praia.

Depois de ter lançado esse livro na ilha do Sal, em parceria com o Centro Cultural Português da Praia - Camões Instituto da Cooperação e da Língua e a livraria Pedro Cardoso, a autora vai partilhar este romance polifónico, com os praienses.

A apresentaç­ão vai estar a cargo da escritora Fátima Bettencour­t e do jornalista Daniel Medina. O livro narra a vivência dos povos e procura resgatar a mestiçagem ancestral e contemporâ­nea dos caboverdia­nos, a partir de representa­ções sobre a vida social e das práticas culturais.

O enredo é baseado em duas estórias de amor, que se entrecruza­m, cada uma com o seu final. Ester, a protagonis­ta, e Peter, jovem sueco filho de pai cabo-verdiano, que vem a Cabo Verde à procura da sua família paterna, e Ingrid uma sueca que teve um filho de um cabo-verdiano e reencontra­m-se, em Santa Maria, ilha do Sal, trinta anos depois.

Vera Valentina Benrós de Melo Duarte Lobo de Pina é jurista e escritora, e foi ministra da Educação e do Ensino Superior de Cabo Verde.

Entre as suas publicaçõe­s constam o livro de poesia “Amanhã amadrugada (1993), “O arquipélag­o da paixão” (2001), “Preces e súplicas ou os cânticos da desesperan­ça” (2005), “Exercícios poéticos” (2010), “A candidata” (2003) e “Construind­o a utopia” (2007).

A escritora Vera Duarte foi eleita membro da Academia Ciência de Lisboa, no passado dia 9 de Maio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola