Jornal de Angola

Trabalho contra o tráfico de seres humanos

- Yara Simão

A embaixador­a cessante dos Estados Unidos Helen La Lime reconheceu que Angola tem feito um trabalho árduo para combater o tráfico de seres humano, um problema de carácter internacio­nal e que afecta o mundo inteiro.

A diplomata que foi recebida em audiência pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, afirmou: “Angola tem feito muito e vamos fazer ainda mais, estamos a trabalhar de mãos dadas para acabar com esta desgraça de pessoas que são forçadas a trabalhar, mulheres obrigadas a prostituir-se”. Outro motivo da audiência foi para conhecer a nova equipa de trabalho do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, continuar a dialogar sobre a situação dos direitos humanos e a problemáti­ca do tráfico de pessoas. “Estamos juntos nisso. Por isso temos ajudado, mandando equipas angolanas para os Estados Unidos aprenderem como lidamos com a situação", salientou.

Em Dezembro passado Angola participou, em Nova Iorque, com o representa­nte permanente junto das Nações Unidas, IsmaelMart­ins, que participou no debate sobre “o tráfico de pessoas em situações de conflito”, e considerou a necessidad­e da comunidade internacio­nal envidar esforços conjuntos para tornar eficaz a luta contra o tráfico de seres humanos, apoiando todas as nações, instituiçõ­es e indivíduos para enfrentare­m com êxito este fenómeno. Angola ratificou as convenções das nações unidas contra o tráfico ilícito de estupefaci­entes e de substância­s psicotrópi­cas, a criminalid­ade transnacio­nal e a supressão do financiame­nto ao terrorismo, para garantir a segurança territoria­l e do sistema financeiro angolano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola