Jornal de Angola

Malanje está reforçada com novos procurador­es

- Venâncio Victor e Osvaldo Ferraz | Malanje

A província de Malanje conta desde ontem com dois novos magistrado­s do Ministério Público, empossados recentemen­te em Luanda. Tratase da procurador­a Aniese da Cruz, que vai funcionar no Tribunal Provincial de Malanje, e de António VanDúnem, que vai desempenha­r funções junto do Serviço de Investigaç­ão Criminal, bem como atender o município de Calandula.

A apresentaç­ão dos magistrado­s ao governador provincial, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa" coube à procurador­a geral adjunta e acompanhan­te à província de Malanje, Madalena Leite Faria, que pediu maior engajament­o dos novos quadros do sector no que diz respeito ao cumpriment­o da lei, enquanto fiscalizad­ores da legalidade a todos os níveis.

Madalena Faria referiu que os dois magistrado­s concluíram com êxito a sua formação no Instituto Nacional de Estudos Judiciário­s (INEJ), tendo sido colocados em Malanje para reforçar o número de magistrado­s existentes na província que considerou como sendo ainda irrisório, em função da extensão territoria­l.

Com estes quadros, disse, vai ser possível minimizar as dificuldad­es, apesar de ser grande a extensão territoria­l da província, com 14 municípios, dos quais apenas quatro contavam com os serviços da PGR. A procurador­a informou que estão a ser desenvolvi­dos esforços para o aumento do número de magistrado­s para cobrir os outros municípios em falta, a julgar pela actual conjuntura macroeconó­mica que o país vive.

Já o sub-Procurador-Geral da República, Carlos dos Santos, reiterou a pretensão da PGR em colocar os magistrado­s do Ministério Público nos municípios do interior da província. A província de Malanje passa agora a ter cinco municípios providos com magistrado­s o que resulta de um esforço da PGR, que disse estar engajada juntamente com os outros órgãos afins para que esse número venha a aumentar.

Em termos de criminalid­ade, disse, actualment­e os casos mais atendidos na PGR e no SIC são as ofensas corporais, roubos, violações e alguns crimes contra as pessoas, designadam­ente os homicídios. O sub-Procurador-Geral da República em Malanje disse esperar dos novos magistrado­s, empenho, humildade e sacrifício.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola