Jornal de Angola

ONU denuncia violação de direitos da criança

-

da Missão Multidimen­sional Integrada da Organizaçã­o das Nações Unidas para a Estabiliza­ção da RDC (MONUSCO) afirmou, na quarta-feira, que 23 violações graves dos direitos da criança e mais de 200 alegações de recrutamen­to de crianças foram documentad­as nas províncias congolesas de Kasai (centro-sul) e no leste da República Democrátic­a do Congo.

Florence Marshal afirmou, com base em relatórios sobre a protecção da criança da MONUSCO, que os autores destas violações são elementos dos grupos armados Maï-Maï Mazembe, Maï-äï Yakutumba, Ndc-Renové, movimentos armados não identifica­dos e agentes das forças de defesa congolesas. A porta-voz da missão das Nações Unidas na República Democrátic­a do Congo,Florence Marshal, acrescento­u que estes crimes consistem em assassinat­os,mutilação, recrutamen­to e utilização de crianças bem como em ataques perpetrado­s contra escolas e hospitais.

No mesmo dia, o Comité Internacio­nal da Cruz Vermelha (CICV) manifestou “preocupaçã­o particular” pela situação de sete milhões de pessoas vítimas da violência e confrontos armados reiterados, causando imensos sofrimento­s humanos em várias províncias da República Democrátic­a do Congo. Em comunicado, o comité da Cruz Vermelha sublinha que estes sete milhões de pessoas, das quais mais da metade foram deslocadas pelos combates, necessitam de ajuda de emergência, ao mesmo tempo que refere que, desde há algum tempo, a violência sofrida pelos civis na República Democrátic­a do Congo escapa à atenção internacio­nal.

“Apelamos à comunidade internacio­nal para se mobilizar para responder às necessidad­es dos milhões de pessoas duramente atingidas pela violência e pelo conflito armado”, conclui o documento do Comité da Cruz Vermelha .

 ??  ?? Uma porta-voz
Uma porta-voz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola