Jornal de Angola

Centenas de extremista­s desistem dos combates

As forças iraquianas forçaram os combatente­s do Estado Islâmico a renderem-se aos turcos depois de perderem Raqa

-

Centenas de combatente­s do Estado Islâmico renderam-se às autoridade­s curdas depois que o grupo perdeu o último bastião no norte do Iraque, confirmou ontem uma fonte de segurança.

Os suspeitos são parte de um grupo de homens que fugiu rumo a frentes de combate comandadas pelos curdos quando as forças iraquianas capturaram a base do Estado Islâmico em Hawija, disse a autoridade curda à Reuters, pedindo anonimato.

O relato, segundo o qual os militantes fugiram em vez de lutarem até ao fim, como em batalhas anteriores, levou a crer que o seu moral pode estar decaindo, disse Hisham al-Hashimi, especialis­ta em assuntos relacionad­os ao Estado Islâmico sediado em Bagdad. “Eles não parecem acreditar mais na causa”, disse Hashimi à Reuters. O líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, divulgou uma gravação de áudio duas semanas atrás que indicou que ele está vivo na esteira de vários relatos sobre a sua morte.

Ele exortou os seguidores a manterem a luta, apesar dos revezes na Síria e no Iraque, que praticamen­te causaram a destruição de todas as bases do Estado Islâmico. A agência de notícias turca Anadolu noticiou que divisões de tanques de diferentes unidades militares da Turquia foram deslocadas para a província fronteiriç­a com o Iraque, Sirnak.

De acordo com dados de fontes militares, os tanques vão ser instalados na fronteira com o Iraque na área de realização das manobras conjuntas turco-iraquianas, iniciadas em Setembro perto do posto de fronteira de Khabur, na área de Silopi, devido ao referendo sobre a independên­cia do Curdistão iraquiano. A fim de salvaguard­ar a segurança, o equipament­o blindado chegou à área fronteiriç­a de madrugada.

Em 25 de Setembro no Curdistão iraquiano foi realizado o referendo sobre a independên­cia. De acordo com os dados da Comissão Eleitoral Independen­te para Eleições e Referendo, 92,7 por cento dos votantes se expressara­m a favor da independên­cia do curdistão.

Estado Islâmico perdeu o último bastião no Iraque e os seus militantes começaram a perder a esperança numa recuperaçã­o do terreno contra as forças iraquianas e curdas que estão mais fortes

 ??  ?? BULENT KILIC | AFP Efectivos curdos intensific­aram os combates contra os grupos extremista­s na fronteira
BULENT KILIC | AFP Efectivos curdos intensific­aram os combates contra os grupos extremista­s na fronteira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola