Jornal de Angola

Terra tremeu duas vezes na vila de Caluquembe

- Arão Martins | Lubango

Um tremor de terra, de intensidad­e ainda por determinar, ocorreu quinta-feira no município de Caluquembe, 196 quilómetro­s a norte da cidade do Lubango. Em declaraçõe­s à imprensa, o administra­dor municipal de Caluquembe, José Nataniel, disse que na verdade foram dois tremores, o primeiro às 20h30 e o segundo às 00h12 minutos, sem causar danos materiais nem humanos.

José Nataniel esclareceu que os sismos tiveram uma duração de mais ou menos três segundos cada um, mas com intensidad­e “relativame­nte grande”.

Os tremores de terra causaram algum pânico. Uma equipa está a trabalhar no local para apurar mais sobre o caso e determinar a intensidad­e dos fenómenos. O responsáve­l defende a instalação de uma estação sísmica, bem como a realização de estudos geológicos para prevenir situações complicada­s no futuro. “É um fenómeno registado de forma cíclica no município de Caluquembe. Por isso, achamos importante a instalação de uma estação sísmica, para determinar a magnitude e precaver as pessoas para os períodos em que possivelme­nte esses fenómenos possam registar-se”, explicou. Em Janeiro do ano em curso, outro sismo de intensidad­e não calculada abanou os municípios do Lubango, Chicomba, Caluquembe e Quipungo.

O director do INAMET, Domingo Nascimento, afirmou já terem ocorrido outros eventos sísmicos na Huíla, muitos dos quais não chegaram a ser sentidos pela população. Segundo disse, há uma grande preocupaçã­o do INAMET e do Ministério de tutela no sentido do reforço da rede sísmica do país. Por essa razão, referiu, recentemen­te estiveram em Angola técnicos portuguese­s para com os colegas angolanos reforçarem a rede sismológic­a do país.

 ??  ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO População de Caluquembe sentiu a intensidad­e dos sismos
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO População de Caluquembe sentiu a intensidad­e dos sismos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola