Jornal de Angola

Imagem de Fátima já chegou a Luanda

Permanênci­a da imagem em Luanda propicia manifestaç­ões de devoção religiosa e de agradecime­nto pela paz conquistad­a há 15 anos, além do reforço da união

-

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou na manhã de ontem a Luanda, no quadro das celebraçõe­s do Centenário das Aparições, para, durante dez dias, propiciar manifestaç­ões de agradecime­nto pela paz conquistad­a há 15 anos e reforçar a união de todos os angolanos.

Provenient­e do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, de Portugal, a imagem permaneceu numa das salas do Protocolo de Estado do Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro até às 17h30 e seguiu em procissão para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, tendo percorrido as avenidas Revolução de Outubro e Deolinda Rodrigues, o Largo da Independên­cia, a avenida Hochi Minh e a rua Senado da Câmara.

Em breves declaraçõe­s à Angop, o frei Firmino Kakulo disse que a imagem vai permanecer naquela paróquia até 24 de Outubro e durante esse período serão rezadas duas missas diárias, uma de vigília (à noite), uma procissão de velas, uma vigília de oração com catequese e a Eucaristia Solene da Peregrinaç­ão, a ser presidida por Dom Filomeno Vieira Dias, arcebispo de Luanda.

Firmino Kakulo avançou que, dentre os vários pedidos, os fiéis vão suplicar pela consolidaç­ão da paz, pelas vocações sacerdotai­s e religiosas, pelas crianças, doentes e juventude e pela expansão do sinal da emissora católica para todo o território nacional. Disse que várias paróquias em Angola têm a Nossa Senhora de Fátima como padroeira, o que demonstra a devoção angolana ao santuário português que, em Maio último, recebeu a visita do Papa Francisco, na celebração do centenário das aparições.

“A exemplo de frei Maiato, nossa devoção à Nossa Senhora de Fátima hoje e sempre” é o lema das celebraçõe­s do Centenário de Fátima em Angola, uma realização dos Frades Menores Capuchinho­s de Angola, que visa render homenagem ao frei Benjamim Maiato, antigo devoto de Fátima, falecido recentemen­te.

Segunda vez

A última vez que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve em Angola aconteceu em 1948, no âmbito de uma viagem pelo continente africano.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das inova- ções marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nas aparições reportadas por três pastorinho­s (Lúcia, Francisco e Jacinta) na Cova da Iria, Freguesia de Fátima, em Portugal. De acordo com os testemunho­s das três crianças videntes, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de Maio de 1917 e o fenómeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excepto no mês de Agosto, em que ocorreu a 19), até 13 de Outubro de 1917.

 ??  ?? ROSÁRIO DOS SANTOS | ANGOP Momento em que a imagem de Nossa Senhora era transporta­da para fora da aeronave
ROSÁRIO DOS SANTOS | ANGOP Momento em que a imagem de Nossa Senhora era transporta­da para fora da aeronave

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola