Jornal de Angola

Criada comissão tutelar do julgado de menores

-

O juiz presidente em exercício do Tribunal Provincial Cuando Cubango anunciou estar em curso a constituiç­ão da Comissão Tutelar do Julgado de Menores, para garantir a eficácia e o cumpriment­o das medidas tomadas por esta jurisdição.

Jones Paulo, que falava na abertura da III reunião ordinária da Comissão Provincial de Coordenaçã­o Judicial, realizada quinta-feira, mostrouse preocupado com o aumento gradual de casos de fuga à paternidad­e e a falta de prestação de alimentos.

“O Tribunal lamenta o facto de existirem pais que continuam a furtar-se às suas obrigações naturais, sobretudo no que tem a ver com o sustento dos filhos e tornar efectivo o direito ao nome consagrado na Constituiç­ão da República de Angola e que qualquer ser humano deve ter”, salientou. O magistrado apelou aos progenitor­es de ambos os sexos, sobretudo aos homens, a pautarem por uma conduta responsáve­l, que visa proporcion­ar o bemestar da criança, de forma a garantir, no futuro, uma sociedade sã. De acordo com o magistrado, o Tribunal Provincial continua a enfrentar dificuldad­es quanto à celeridade processual, devido à diferença entre o número de magistrado­s judiciais e a demanda processual que a província regista.

Jones Paulo reconheceu o esforço e abnegação dos cinco magistrado­s judiciais existentes na província no cumpriment­o das suas obrigações.

Durante o terceiro trimestre, frisou Jones Paulo, a Comissão Provincial de Coordenaçã­o Judicial cumpriu as recomendaç­ões saídas da II reunião.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola