Jornal de Angola

Recolhidos mais de dois mil engenhos explosivos

-

Dois mil e 343 engenhos explosivos não detonados foram removidos, no princípio do mês de Setembro até à presente data, na linha de transporte de energia eléctrica Mbanza Kongo/Cuimba, pela brigada do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) na província do Zaire, informou ontem o chefe de departamen­to provincial do INAD, Necreto Francisco. De acordo com o responsáve­l, a desminagem decorre no quadro do projecto de electrific­ação da província do Zaire gizado pelo Ministério de tutela, com término previsto para o dia 30 deste mês.

Falando à margem da visita do governador, José Joanes André, informou que 50 dos 70 quilómetro­s do traçado da linha de transporte de electricid­ade de alta tensão foram já intervenci­onados no referido perímetro.

Consta do material recolhido munições diversas, projécteis de diferentes calibres, armas obsoletas e outros meios bélicos.

A par da desminagem, disse, os 22 efectivos do INAD envolvidos na empreitada levam também a cabo acções de sensibiliz­ação sobre os perigos de minas aos habitantes residentes ao longo da estrada. O governador do Zaire, José Joanes André, manifestou-se satisfeito com o trabalho que vai culminar com a construção da linha de transporte de energia eléctrica de alta tensão entre Mbanza Kongo/Cuimba por uma empresa chinesa.

José Joanes André disse ter garantias de que a empresa chinesa “TBEA”, que vai construir a referida linha, dará início aos trabalhos tão logo receba o certificad­o de qualidade do serviço de desminagem deste traçado, a ser emitido pelo Instituto Nacional de Desminagem.

Três dos seis municípios da província do Zaire já beneficiam de energia do sistema eléctrico nacional produzida pela barragem de Cambambe (Cuanza Norte), restando apenas os municípios do Cuimba, Nóqui e Tomboco.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Brigada das Forças Armadas Angolanas participa na operação
EDIÇÕES NOVEMBRO Brigada das Forças Armadas Angolanas participa na operação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola