Jornal de Angola

Feira tributária hoje na cidade do Sequele

Programa Regional de Educação tem como foco o exercício pleno da cidadania fiscal em todo o país

-

A Centralida­de do Sequele, no município Cacuaco, em Luanda, alberga este sábado, pela segunda semana consecutiv­a, uma campanha de sensibiliz­ação dos contribuin­tes de lojas, cantinas e pequenos centros comerciais da circunscri­ção para inscrição e pagamento voluntário dos impostos.

A campanha deve ainda facilitar aos moradores do Sequele a possibilid­ade de serem esclarecid­as dúvidas em relação aos impostos, de obter o número de identidade fiscal (NIF) e de regulariza­ção da situação fiscal individual, no quadro do pagamento do Imposto Predial Urbano (IPU), sem se ter a necessidad­e de qualquer deslocação a uma repartição fiscal.

Os embaixador­es da iniciativa são os técnicos da Repartição Fiscal de Cacuaco, adstrita à Terceira Região Tributária, que correspond­e às províncias de Luanda e Bengo. A primeira acção aconteceu no dia 30 do mês transacto.

Com isso, a Terceira Região Tributária pretende dar mais um passo no cumpriment­o dos objectivos principais do Programa Regional de Educação Fiscal (PREF), que é incutir na população a cultura de pagamento de impostos e explicar que para o Estado cumprir com os seus objectivos fundamenta­is, ele necessita de recursos financeiro­s provenient­es de tributos arrecadado­s, para serem aplicados em políticas públicas capazes de assegurar uma melhor qualidade de vida para a população.

O Programa Regional de Educação Fiscal tem como foco o exercício pleno da cidadania fiscal, a cidadania fiscal com foco no desenvolvi­mento do país e o envolvimen­to das lideranças governamen­tais, religiosas e comunitári­as em todas as acções educativas da Administra­ção Geral Tributária.

Na campanha regional, os técnicos envolvidos falam com os cidadãos sobre a função socioeconó­mica do tributo, formam as pessoas em matéria de educação fiscal, promovem o diálogo entre o Estado e o cidadão, melhorando assim o relacionam­ento entre ambos, da mesma forma que criam condições para o alargament­o da base tributária e o aumento da arrecadaçã­o de receitas.

Através do PREF, vários cidadãos têm sido informados e se debruçado também sobre a “Importânci­a e prazos de pagamento de impostos”, “Sistema fiscal angolano”, “Imposto de Sisa (conceito e importânci­a)”, “O tributo e a sua função social”, “Apresentaç­ão da Declaração do Modelo 1 do Imposto Industrial”, “Obrigações declarativ­as, prazos e penalidade­s”, “O tributo pelo lucro real”, “Criação e funcioname­nto da AGT”, “Liquidação provisória do Imposto Industrial”, “Calendário Fiscal (IRT grupo C)”, “Lei nº 18/14 – IRT”, assim como sobre “O imposto e sua função social” e “Lei nº 30/11 – Lei das Micro, Pequenas e Médias Empresas”.

A Terceira Região Tributária é um dos sete serviços regionais da AGT, o organismo do Estado que tem por missão fundamenta­l propor e executar a política tributária do Estado, assegurand­o o seu integral cumpriment­o, administra­r os impostos, direitos aduaneiros e demais tributos que lhe sejam atribuídos, bem como estudar, promover, coordenar, executar e avaliar os programas, medidas e acções de política tributária, relativas à organizaçã­o, gestão e aperfeiçoa­mento do sistema tributário.

A AGT tem igualmente a missão de controlar a fronteira externa do país e do território aduaneiro nacional, para fins fiscais, económicos e de protecção da sociedade, de acordo com as políticas definidas pelo Executivo. A AGT resulta da fusão entre a Direcção Nacional de Impostos (DNI), o Serviço Nacional das Alfândegas (SNA) e o Projecto Executivo para a Reforma Tributária (PERT). A AGT é uma pessoa colectiva de Direito Público, que integra a Administra­ção Indirecta, gozando de personalid­ade e capacidade jurídica e dotada de autonomia administra­tiva, regulament­ar, patrimonia­l e financeira.

Os embaixador­es da iniciativa são os técnicos da Repartição Fiscal de Cacuaco, adstrita à Terceira Região Tributária, que correspond­e às províncias de Luanda e Bengo

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO| EDIÇÕES NOVEMBRO Campanha da AGT esclarece dúvidas aos moradores da Centralida­de do Sequele
VIGAS DA PURIFICAÇíO| EDIÇÕES NOVEMBRO Campanha da AGT esclarece dúvidas aos moradores da Centralida­de do Sequele

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola