Jornal de Angola

Engenheiro agrónomo produz adubo orgânico

- Domingos Calucipa | Ondjiva

Depois de ter saído do anonimato, através da participaç­ão na última edição da feira agro-pecuária e comercial do Cunene, realizada em Julho último, um projecto de produção de adubos orgânicos está em execução acelerada, com a disponibil­idade de quantidade­s do produto para o mercado.

O projecto é da iniciativa do engenheiro agropecuár­io Hangalo Calitoco, um dos quadros pioneiros formados na Escola Superior Politécnic­a de Ondjiva, que decidiu pôr em prática tudo aquilo que aprendeu na vertente de adubos orgânicos durante os quatro anos de formação.

Hangalo Calitoco disse que o projecto nasceu em Março deste ano, depois de ter sido motivado por vários amigos, que aplaudiram a sua iniciativa de abordar o assunto, considerad­o inovação na província, no seu trabalho de fim de curso.

O engenheiro e responsáve­l do projecto assinalou que se trata da primeira experiênci­a na província que consiste na elaboração de adubos orgânicos a partir de diferentes resíduos sólidos.

O produto é feito na base de resíduos sólidos de fácil degradação, como vegetais, lixo doméstico, papelão, serradura e estrume de animais, entre outros componente­s que não sejam metais, vidros ou plásticos, que depois de recolhidos são conformado­s em aterros. O trabalho a ser executado, ainda de forma manual e com meios rudimentar­es como enxadas, picaretas, catanas, pás e carros de mão, está a ser implementa­do nos arredores da cidade de Ondjiva, num espaço cedido por um empresário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola