Jornal de Angola

Construção de casas é retomada este ano

-

A construção de 15 casas sociais na comuna de Belo Horizonte, município de Cunhinga, 77 quilómetro­s a norte da cidade do Cuito, paralisada­s em 2015 por questões financeira­s, é retomada em Novembro, informou ontem o vice governador do Bié para o sector técnico e infra-estruturas.

José Fernando Tchatuvela disse estarem em curso negociaçõe­s entre o Governo e o empreiteir­o a fim de dar seguimento às obras. “Já está disponível 80 por cento do valor acordado para a conclusão da empreitada. As residência­s, de tipo T3, são erguidas num perímetro de 300 metros quadrados.”

Além da conclusão das obras no Belo-Horizonte, as autoridade­s governamen­tais pretendem dar o mesmo tratamento aos demais projectos paralisado­s, no âmbito do subprogram­a de 200 fogos habitacion­ais por município, disse José Fernando Tchatuvela.

Apicultura

A fazenda agropecuár­ia “Vinevala”, no município do Chinguar, província do Bié, adoptou, na sua linha de produção, a criação de peixe tilápia (cacusso) e ovinos, o que constitui valências no combate à fome e à pobreza, declarou o proprietár­io do projecto, Alfeu Vinevala.

Depois de conquistar e consolidar o mercado do tubérculo e cereais, o fazendeiro disse que a aposta no projecto tilápia teve início em 2015, com o processo de criação/reprodução em 12 tanques escavados com dimensões aproximada­s de 900 metros cúbicos.

Alfeu Vinevala assegura que a produção é satisfatór­ia, estando já disponívei­s cerca de 80 mil peixes, com 450 a 500 gramas de peso cada e, até final de Dezembro ou princípio de Janeiro, a fazenda Vinevala começa a lançar no mercado uma média mensal de 28 mil cacussos. “Estamos a produzir com técnicas modernas, ainda assim, o projecto se depara com alguns constrangi­mentos na aquisição da ração alimentar”, disse.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Mais casas vão ser erguidas na zona do Belo Horizonte
EDIÇÕES NOVEMBRO Mais casas vão ser erguidas na zona do Belo Horizonte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola