Jornal de Angola

Crescem partos em Luacano

-

Um total de 35 partos institucio­nais, mais um em comparação ao período anterior, foram realizados no Centro Materno-Infantil do município de Luacano, província do Moxico, em Setembro último, informou ontem o chefe da estatístic­a da unidade sanitária.

Guilherme Saicunho disse que os bebés estão todos vivos e que, na sua maioria, são de mães adolescent­es.

No mesmo período, segundo o chefe da estatístic­a, na unidade sanitária registaram-se ainda 28 abortos involuntár­ios, além de 93 mulheres atendidas em consultas externas.

No Hospital Municipal de Luacano acorreram 1.674 utentes nas consultas externas, com doenças respiratór­ias agudas (189), diarreicas agudas (151), malária (176), hipertensã­o arterial (68) e infecções de transmissã­o sexual (17) casos.

O aumento de partos a nível da unidade sanitária de Luacano tem a ver com as campanhas de sensibiliz­ação das mulheres das comunidade­s sobre a necessidad­e de fazerem esse serviço nos locais mais apropriado­s.

O chefe da estatístic­a do Centro Materno-Infantil do município referiu que as parteiras tradiciona­is também têm sido sensibiliz­adas a usar as técnicas mais adequadas no atendiment­o às parturient­es, com base nos conhecimen­tos que adquirem nas formações ministrada­s pelas autoridade­s sanitárias.

 ??  ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Mulheres preferem agora dar à luz nos hospitais
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Mulheres preferem agora dar à luz nos hospitais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola