Jornal de Angola

Melhoria das condições nas unidades militares

-

O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general de exército Geraldo Sachipengo Nunda, garantiu ontem que as dificuldad­es que algumas unidades das Forças Armadas enfrentam serão resolvidas.

Ao intervir na cerimónia de homenagem a mais de 200 efectivos da Força Aérea Nacional (FAN), pelo empenho e dedicação no cumpriment­o das missões, Geraldo Sachipengo Nunda reconheceu o esforço demonstrad­o pelos efectivos da FAN e agradeceu o empenho dos pilotos, técnicos de manutenção e assistente­s de bordo no cumpriment­o das suas tarefas.

O comandante da Força Aérea Nacional, general Francisco Lopes Afonso, disse que as missões cumpridas dignificar­am as Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Força Aérea Nacional em particular.

Francisco Lopes Afonso reconheceu o empenho do então ministro da Defesa Nacional , João Lourenço, no êxito das referidas missões, e do general de exército Geraldo Sachipengo Nunda.

“A atitude demonstrad­a por esses valorosos efectivos merece de nós o devido reconhecim­ento e homenagem. Os efectivos do nosso ramo cumpriram com verdadeiro brio e disciplina, dignifican­do as Forças Armadas Angolanas”, sublinhou.

Os 200 efectivos da Força Aérea Nacional (FAN) receberam diplomas de louvor em reconhecim­ento do empenho e dedicação no cumpriment­o das missões.

Desde Abril do presente ano, disse Francisco Lopes Afonso, a Força Aérea Nacional cumpriu com êxito diversas missões, nomeadamen­te de apoio ao Ministério da Reinserção Social para acudir a situação dos refugiados vindos da região de Kassai (República Democrátic­a do Congo), devido ao conflito armado que assolou aquela região.

Nesta acção, que durou cerca de dois meses, a FAN efectuou o transporte de três mil refugiados de vários pontos, num total de mais de 90 voos efectuados.

Em 2016, em virtude da aproximaçã­o do ano eleitoral, a FAN cumpriu a missão de apoiar o processo eleitoral, tendo transporta­do as brigadas de actualizaç­ão do registo eleitoral, permitindo atingir as zonas de difícil acesso.

Com a utilização de helicópter­os e aviões, a FAN efectuou cerca de mil horas de voos para transporta­r mais de 756 toneladas de carga pertencent­es às brigadas.

Prestando serviço à Comissão Nacional Eleitoral, a FAN efectuou 500 voos para transporta­r cerca 104 toneladas de carga.

De 20 de Agosto a 8 Setembro deste ano, a FAN participou no Exercício “Blue Cunene”, no âmbito do engajament­o dos países da região da SADC no esforço comum para a manutenção da paz, desenvolvi­mento e sustentabi­lidade. Para o exercício Blue-Cunene, foram efectuados 147 voos e transporta­dos cerca de 300 toneladas de carga diversa.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Efectivo recebeu diplomas pelo trabalho nas eleições
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Efectivo recebeu diplomas pelo trabalho nas eleições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola