Jornal de Angola

Mariza em digressão pelos Estados Unidos

-

A fadista Mariza inicia este mês uma digressão pelos Estados Unidos, “em moldes diferentes, com uma grande liberdade na escolha dos temas que apetecer cantar”, disse a cantora à agência portuguesa de notícias.

“Vai ser uma digressão mais pequena, mas não podia deixar de fora, este ano, os Estados Unidos, onde sempre me acolheram tão bem e, apesar de ter uma agenda atribulada, a digressão o ano passado foi tão, tão boa, que não podia deixar de ir este ano”, disse Mariza, que nos últimos 15 anos tem actuado de forma sistemátic­a nos Estados Unidos, onde já cantou, entre outros palcos, no Hollywood Bowl e no Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, ou no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

A cantora lembrou que o público fora de Portugal acompanha a sua carreira e gosta de ir assistir aos seus espectácul­os.

“A decisão [desta digressão] passou muito por fazer uma coisa que acho muito interessan­te, que é actuar nuns clubes de jazz e de fazer mais que um espectácul­o em cada cidade”, declarou.

“É muito engraçado perceber que [as pessoas dizem] ‘não vou ver um concerto de fado, vou ver Mariza’; e o bom nestes clubes de jazz é eu poder experiment­ar outro tipo de repertório. Isto é, canto o meu repertório, mas ao mesmo tempo posso experiment­ar temas que gosto de cantar”, afirmou Mariza.

A fadista exemplific­ou: “Temas da MPB [Música Popular Brasileira], ‘standards’ de jazz de que eu gosto, canções espanholas, e dáme um bocadinho de liberdade, coisa que não me dão os teatros. Nos teatros não posso fugir a um determinad­o alinhament­o, enquanto nestes espaços dá para brincar com o repertório, que é uma coisa que às vezes me dá muita vontade de fazer”. Mariza afirma que, nos Estados Unidos, o público “tem uma mente mais aberta”, contrária da europeia.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Portuguesa Mariza expande o género fado pelo Mundo
EDIÇÕES NOVEMBRO Portuguesa Mariza expande o género fado pelo Mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola