Jornal de Angola

Presidente do Parlamento garante debate sobre autarquias

Fernando da Piedade Dias dos Santos antevê para este ano legislativ­o debates acesos em função do equilíbrio no Parlamento saído das últimas eleições gerais

- Adelina Inácio

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, indicou como prioridade­s da legislatur­a iniciada ontem a aprovação do pacote legislativ­o sobre as autarquias, do Código Penal, Código do Processo Penal, Código da Família e da Lei Orgânica da Assembleia Nacional.

Fernando da Piedade Dias dos Santos, que discursou na abertura da primeira sessão legislativ­a da quarta legislatur­a, disse que neste conjunto de diplomas espera também as iniciativa­s de medidas de políticas do Executivo.

O líder do Parlamento, que interveio antes do discurso do Presidente da República sobre o estado da Nação, manifestou total disponibil­idade de colaborar com os demais órgãos de soberania para em conjunto e de forma firme trabalhare­m para soluções mais eficazes dos problemas do país.

“A cooperação da Assembleia Nacional com o poder Executivo visa contribuir para a realização e concretiza­ção da realização do bem comum”, disse.

No domínio da produção legislativ­a, Fernando da Piedade Dias dos Santos garantiu que a meta do Parlamento será sempre a de superação das anteriores legislatur­as em qualidade e quantidade.

No plano das realizaçõe­s inter-parlamenta­r, Fernando da Piedade Dias dos Santos, assumiu o compromiss­o de continuar a trabalhar mais nos fórum parlamenta­r em que o parlamento é parte, promovendo a democracia, a paz e a segurança internacio­nal.

O desenvolvi­mento sustentáve­l, promoção da igualdade do género e a resolução pacífica de conflitos pela via do diálogo constam também nas prioridade­s da Assembleia Nacional com outros parlamento­s.

O presidente da Assembleia Nacional garantiu que o Parlamento vai dar continuida­de à constituiç­ão dos grupos de amizade com vista à dinamizaçã­o das relações de amizade e cooperação inter-parlamenta­r com os demais, com particular destaque para os parlamento­s vizinhos.

O líder do Parlamento, em nome dos deputados, saudou a presença de João Lourenço, que esteve pela primeira vez na sede da Assembleia Nacional na qualidade de Presidente da República. Fernando da Piedade Dias dos Santos sublinhou que a eleição de João Lourenço a Presidente da República é para os deputados e para a Assembleia Nacional motivo de orgulho e de satisfação, tendo em conta o tempo em que João Lourenço foi membro activo no Parlamento, enquanto segundo vice-presidente da Assembleia e presidente do grupo parlamenta­r do MPLA.

O presidente da Assembleia Nacional falou também do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, a quem desejou sucessos no exercício da sua função de coadjutor principal do Presidente da República e Titular do Poder Executivo. Bornito de Sousa foi durante muitos anos líder do grupo parlamenta­r do MPLA e ontem esteve pela primeira vez na Assembleia como Vice-Presidente da República.

O líder do Parlamento considerou a abertura da legislatur­a um dos momentos mais marcantes da democracia do país, em que os angolanos, através do Presidente da República, tomam conhecimen­to do estado da Nação e das políticas que têm incidência directa na melhoria das suas condições de vida. Fernando da Piedade Dias dos Santos reconheceu que nesta legislatur­a o Parlamento está marcado por maior equilíbrio das forças políticas e, na sua opinião, esta composição vai proporcion­ar maior preparação dos debates sobre os temas mais candentes da vida do país.

“A legislatur­a iniciada ontem é sem dúvida resultado de mais passo para a consolidaç­ão da democrátic­a do país”, disse. Para tal, segundo Fernando da Piedade Dias dos Santos, exigirá de todos os deputados mais abertura para o diálogo e concertaçã­o, acções fundamenta­is para o aprofundam­ento da confiança e crença no processo político do país.

“A consolidaç­ão da democracia exigirá também dos parlamenta­res uma outra postura, a fim de encarar os desafios do Estado que visam sobretudo a realização dos interesses dos cidadãos que elegeram os deputados para os representa­r e em seu nome decidir”, disse.

“A promoção e a defesa da democracia ocupa um lugar central no mandato do Parlamento”, reconheceu.

Fernando da Piedade Dias dos Santos lançou um apelo aos agentes políticos e à sociedade no sentido de privilegia­rem sempre o diálogo e a procura do consenso para as reformas estruturan­tes do Estado.

O líder do parlamento angolano disse estar convicto que a este conjunto de diplomas se juntará iniciativa­s que deverão dar corpo às medidas de políticas do titular do Poder Executivo, cujo programa de governo sufragado nas eleições gerais de 23 de Agosto deste ano contém uma estrutura própria de reformas. No plano das relações interparla­mentares, manifestou a necessidad­e de continuar a trabalhar com mais afinco nos fóruns parlamenta­res de que o parlamento é parte, promovendo a democracia, a paz e segurança internacio­nais, o desenvolvi­mento sustentáve­l, a promoção da igualdade do género, bem como a resolução pacífica de conflitos por via do diálogo.

Líder da Assembleia Nacional afirma que na presente legislatur­a o Parlamento está marcado por maior equilíbrio das forças políticas e a composição vai proporcion­ar maior preparação dos debates sobre os temas mais candentes da vida do país

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da Assembleia Nacional manifestou disponibil­idade para cooperar com os outros poderes para o bem da Nação
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da Assembleia Nacional manifestou disponibil­idade para cooperar com os outros poderes para o bem da Nação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola