Jornal de Angola

Adequação ao sistema financeiro mundial

-

O Executivo vai trabalhar com o Banco Nacional de Angola (BNA) para que se consolide o processo de adequação do sistema financeiro e bancário nacional às normas e padrões das instituiçõ­es financeira­s internacio­nais e que se intensifiq­ue o controlo efectivo dos meios de pagamento, o estabeleci­mento das relações da banca nacional com os bancos correspond­entes e se efective a reestrutur­ação e saneamento dos bancos com insuficiên­cias estruturai­s de liquidez.

“Não descansare­mos, enquanto o país não tiver um banco central que cumpra estritamen­te e de forma competente, com o papel que lhe compete, sendo governado por profission­ais da área”, sublinhou João Lourenço, que prometeu apoiar a Unidade de Informação Financeira, pela sua importânci­a na prevenção e combate ao branqueame­nto de capitais e financiame­nto ao terrorismo. O Presidente reforçou que o Executivo vai continuar a apostar na juventude, enquanto força motriz e criadora da sociedade angolana. Para o efeito, referiu que é preciso atrair os jovens para trabalhare­m nas empresas dos sectores da agricultur­a, pescas e agro-indústria, áreas nas quais o executivo vai incentivar também o empreended­orismo.

No domínio da Saúde, o Presidente referiu que se registou um défice claro em infra-estruturas sanitárias e médicas, o que se repercute em elevadas taxas de mortalidad­e. Por isso, disse que se impõe que o Executivo priorize neste mandato a área social.

Na Saúde prometeu fazer um sério diagnóstic­o para determinar um programa para a melhoria da qualidade dos serviços no sector público e privado. O Presidente disse ser urgente fazer um combate cerrado às práticas ilegais, muito comuns nas unidades sanitárias, combate que deve ser diariament­e fiscalizad­o pelos serviços de inspecção.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola