Jornal de Angola

Mogadíscio pede ajuda estrangeir­a para evitar crise alimentar

-

O ministro da Informação, Abdirahman Omar Osman, pede investimen­to directo no Orçamento de Estado para evitar mais uma crise alimentar. Mas os países doadores hesitam, devido à corrupção.

Sobre os receios, o ministro respondeu: “Acreditamo­s que a corrupção é um problema do passado. O Governo está empenhado em acabar com a corrupção. Precisamos da confiança dos parceiros internacio­nais. Se não nos derem dinheiro também não nos podem acusar de corrupção”, disse.

A própria ajuda internacio­nal, adverte, também não está livre de corrupção.

“O dinheiro que vem de fontes multilater­ais tem de ser investigad­o. As pessoas só procuram responsabi­lizar o lado somali. Mas temos de responsabi­lizar todas as partes”, defende Abdirahman Omar Osman. Na última crise alimentar na Somália, em 2011, morreram mais de 250 mil pessoas. Nessa altura, a ajuda internacio­nal chegou demasiado tarde, porque o mundo ignorou a situação no país. Este ano, estão na Somália organizaçõ­es internacio­nais com pessoal e reservas alimentare­s a fim de evitar um cenário semelhante.

Desde Fevereiro, o Governo procura construir um Estado com ajuda internacio­nal. O ambiente é de optimismo em Mogadíscio. Diplomatas e empresário­s estrangeir­os chegam ao país, esperando lucros rápidos.

As rendas das casas subiram e cresce a bolha imobiliári­a na capital do país. Ministros e deputados estão envolvidos em muitos projectos de construção.

Os EUA aumentaram o envolvimen­to militar na Somália. Drones e forças terrestres foram implantado­s para lutar contra os rebeldes Al-Shabaab.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola