Jornal de Angola

Efectivos iraquianos controlam o aeroporto

-

O Comando das Operações Conjuntas do Iraque informou ontem que a polícia retomou o controlo do aeroporto militar da disputada província de Kirkuk, no noroeste do país.

Num comunicado, o comando assinalou que a Polícia Federal iraquiana e o corpo policial de resposta rápida impuseram a segurança sobre o aeroporto de Kirkuk, a chamada base de Al Hurriya. As forças iraquianas continuam a avançar para recuperar áreas no território disputado de Kirkuk, depois que o primeiro-ministro do país e Comandante-chefe das Forças Armadas, Haidar al Abadi, ordenou ontem uma operação militar.

O comando também indicou que as suas unidades recuperara­m a principal base militar de Kirkuk e uma importante companhia petrolífer­a, ambas no noroeste do país.

“As Forças Antiterror­istas concluíram o desdobrame­nto de suas unidades dentro da base militar K1 de forma completa”, informou num comunicado o Comando de Operações Conjuntas do Iraque.

Esta base, estabeleci­da pelo Exército dos Estados Unidos em 2013, foi sede da 12ª divisão do exército iraquiano, mas as tropas curdas assumiram o seu controlo durante a ofensiva contra o Estado Islâmico em 2014.

Além disso, o comando anunciou numa outra nota que as forças iraquianas recuperara­m ontem a Companhia de Petróleo do Norte, os campos de petróleo de Baba Karkar e o povoado de Lilian, situados a noroeste da cidade de Kirkuk.

Fontes militares - que pediram anonimato - disseram a agência Efe que as tropas iraquianas conseguira­m controlar o distrito estratégic­o de Tuz Khurmatu, ao sul da província de Kirkuk, onde se encontra a localidade homónima e que pertence à província de Salahuddin, depois que as unidades curdas recuaram para a província de Suleimaniy­a, ao leste. Kirkuk é rica em petróleo e se transformo­u no principal centro de tensões.

 ??  ?? AHMAD AL-RUBAYE | AFP Soldados e polícias expulsaram rebeldes de área estratégic­a
AHMAD AL-RUBAYE | AFP Soldados e polícias expulsaram rebeldes de área estratégic­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola