Jornal de Angola

Justiça está em posse de dados credíveis

-

A Promotora Nacional Financeira (PNF) da França considerou ontem ter acusações suficiente­s contra o antigo Presidente Nicolas Sarkozy e seu advogado, Thierry Herzog, para provar que ambos cometeram actos de corrupção e tráfico de influência e os acusa de usarem métodos próprios de especialis­tas criminosos.

Segundo a acta de acusação, publicada no sábado pelo jornal “Le Monde”, a PNF reuniu provas suficiente­s para levar Sarkozy aos tribunais por um dos casos pelos quais está acusado, o suposto tráfico de influência­s revelado por grampos telefónico­s.

Os investigad­ores, que vigiavam o ex-Presidente por outro caso, viram como Sarkozy se beneficiav­a das influência­s para obter informaçõe­s judiciais relacionad­as à primeira acusação.

Em troca, segundo a acusação, o ex-presidente prometia usar influência para obter um melhor cargo para um juiz, o ex-magistrado do Supremo Gilbert Azibert, também acusado no caso.

A investigaç­ão afirma que Azibert entregou a Herzog uma providênci­a do Tribunal de Apelação de Bordéus que julgava o chamado “caso Bettencour­t”, pelo qual Sarkozy foi absolvido.

O telefone do ex-Presidente foi grampeado em Janeiro de 2014 devido ao possível financiame­nto ilegal de sua campanha eleitoral de 2007 com dinheiro procedente do antigo Presidente líbio Muammar Kadafi.

Alertado disso, Nicolas Sarkozy passou a usar outra linha para conversar com o advogado, mas também foi grampeada pelos investigad­ores do caso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola