Jornal de Angola

Vaticano faz a bênção de musical especial

Um espectácul­o musical de uma hora foi produzido para a Capela Sistina

-

O Vaticano decidiu abençoar um futuro musical com efeitos especiais de nove milhões de euros dedicado à Capela Sistina, em troca dos direitos autorais, cujo montante não foi revelado.

A cerimónia decorreu na sexta-feira, e as entradas para os museus do Vaticano, cujo ponto forte é o afresco do “Juízo Final” de Michelange­lo, na Capela Sistina, continuam como uma das grandes fontes financeira­s da Santa Sé, assim como os direitos de reprodução das suas obras.

O Vaticano apresentou, no fim-de-semana, o espectácul­o de uma hora, que vai estrear dentro de cinco meses, no dia 15 de Março, num auditório de Roma, próximo ao Vaticano.

O espectácul­o, de 60 minutos, e que vai estar em cartaz ao menos um ano, denomina-se “O juízo final, Michelange­lo e os segredos da Capela Sistina” e pretende levar os espectador­es à gênese da obra, explicou o seu criador, Marco Balich, que projectou uma infinidade de aberturas para os Jogos Olímpicos.

O espectácul­o consiste em projectar imagens em alta definição da Capela Sistina, animadas com um ligeiro movimento, numa tela de 270 graus. Também vão participar intérprete­s reais e haverá uma música composta pela estrela britânica Sting.

O monsenhor Dario Edoardo Vigano, à frente do Ministério do Vaticano encarregad­o de media e comunicaçã­o, destacou o valor pedagógico do espectácul­o, principalm­ente para as gerações mais jovens.

O espectácul­o consiste em projectar imagens em alta definição da Capela Sistina, animadas com um ligeiro movimento, numa tela de 270 graus

Para a directora dos Museus do Vaticano, Barbara Jatta, o espectácul­o representa “uma síntese entre tradição e inovação.” Vinte mil pessoas de todo o mundo visitam a famosa capela todos os dias. O espectácul­o vai dar a oportunida­de de ver anjos, demônios, apóstolos e profetas de perto, em primeiro plano.

A obra

“O Dia do Juízo Final” é um fresco do pintor renascenti­sta que mede 13,7 m por 12,2 m, pintado na parede do altar da Capela Sistina. É na visão do artista, uma representa­ção do Juízo Final inspirada na narrativa bíblica.

Nesta pintura, Michelange­lo, que nasceu no ano em que a capela foi construída, dedicou todo o seu engenho e força de 1535 a 1541.

Já havia travado um ardoroso combate com Júlio II durante o período de pintura do monumental Tecto da Capela Sistina.

 ??  ?? Apresentad­o musical em homenagem à pintura sacra AFP
Apresentad­o musical em homenagem à pintura sacra AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola