Jornal de Angola

Premiado “M-001” em curta-metragem

-

A curta-metragem do realizador francês Franck Onouviet “M-001” foi eleita o melhor filme da oitava edição do Festival de Cinema de Cabo Verde, que decorreu de 10 a 14 em Santa Maria, ilha do Sal.

O filme “Mor”, do realizador cabo-verdiano Neu Lopes, venceu na categoria melhor longa-metragem, enquanto nas outras classes os vencedores são: melhor longa-metragem documentár­io “Beyond Forlândia”, do realizador Marcos Colón (Estados Unidos) e melhor curtametra­gem “North & Nowhere”, de Scott Ballard (Estados Unidos), além do “Prémio Parda”, votado pelo júri. No acto de encerramen­to, testemunha­do pelo ministro da Cultura e Industrias Criativas, Abraão Vicente. A comissão organizado­ra fez “balanço positivo” do evento e apelou à participaç­ão dos realizador­es cabo-verdianos, especialme­nte, estudantes universitá­rios da área audiovisua­l.

O ministro da Cultura anunciou que até ao final do ano o Governo vai transferir para a Associação Cabo-verdiana de Cinema cerca de oito mil contos, prevendose um aumento para o próximo ano de cerca de dez mil ou 12 mil contos, para mais participaç­ão de realizador­es cabo-verdianos. A produtora executiva Suely Neves, em representa­ção da comissão organizado­ra, A V!VA Imagem, disse que a edição deste ano foi “bem sucedida”. O festival teve a parceria do Ministério da Cultura, da Associação do Cinema e Audiovisua­l, Câmara Municipal do Sal, Hotel Odjo d’Água, 32 Cabo Verde, nhaCabo e Ann Brown Media, e patrocínio do Hotel Morabeza.

 ??  ?? Filme do francês Franck Onouviet ganha prémio DR
Filme do francês Franck Onouviet ganha prémio DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola