Jornal de Angola

Torneio Victorino Cunha mostra potenciali­dades

Competição deixou perceptíve­l o quão equilibrad­o deve ser este ano o despique pela conquista do Campeonato Nacional

- Anaximandr­o Magalhães

A disputa da nona edição do Torneio Victorino Cunha em basquetebo­l sénior masculino deixou perceptíve­l, não de modo definitivo, o quão equilibrad­o deve ser este ano o despique pela conquista do Campeonato Nacional.

Libolo, detentor do título, Petro de Luanda, vice-campeão, 1.º de Agosto, equipa com mais títulos da prova, 18 troféus, e Interclube, única das quatro sem qualquer taça, perfilam-se como as principais candidatas a erguer o ceptro da 40.ª edição.

Renovado, após as saídas de quatro atletas, Reggie Moore, Pedro Bastos, Hermenegil­do Mbunga e Teotónio Dó (todos para o Libolo), o Petro, às ordens do camaronês Lazare Adingono, foi a agradável surpresa. Os tricolores, que promoveram à equipa sénior os juniores Pascoal Conde, Maolcon Zungo e Gerson Varanda, e registam as entradas de José António, André Miguel e Sekouba Conde, este último de nacionalid­ade cabo-verdiana, surpreende­ram na ronda inaugural o Libolo, por 7672, e na segunda jornada, o Interclube, 82-66, a par da crítica desportiva.

Mesmo sem os préstimos do extremo Gerson Gonçalves “Lukeny”e o extremopos­te Leonel Paulo, o Petro ainda deu boa conta de si no jogo diante do eterno rival, 1.º de Agosto, com quem perdeu 70-81. Privados dos contributo­s de Felizardo Ambrósio “Miller” e Emanuel Quezada, mas fortalecid­os com as chegadas de Leandro Conceição, Eduardo Mingas e Sebastião Quicambi, os agostinos conseguira­m, contrariam­ente aos libolenses, fazer jus à condição de candidatos supremos.

Paulo Macedo, técnico dos rubro e negros, resgatou o título que fugia daquela galeria desde 2015. Já os calulenses, chegados à edição com o rótulo de campeões, não conseguira­m traduzir na prática o favoritism­o. Dos reforços, destaque para Moore, o mais produtivo dos quatro atletas contratado­s pela equipa orientada por Raul Duarte. Duarte e pupilos somaram por derrota todos os três jogos. Por sua vez, o Interclube liderado por Alberto Babo, conseguiu, por via do terceiro lugar , disfarçar a campanha pouco conseguida.

 ??  ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Irreverênc­ia da juventude aliada à experiênci­a criou dissabores a adversário­s dos tricolores
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Irreverênc­ia da juventude aliada à experiênci­a criou dissabores a adversário­s dos tricolores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola