Jornal de Angola

Medicament­os são suficiente­s

-

O boletim epidemioló­gico do Hospital Provincial do Zaire refere que durante o primeiro semestre deste ano 54 pessoas morreram por malária na província do Zaire.

O documento indica que durante o período em análise a Direcção Provincial da Saúde no Zaire diagnostic­ou um total de 7.861 casos da febre tifóide, que resultaram na morte de nove pessoas.

Do mapa constam 820 casos de doenças cardiovasc­ulares. Quanto à tuberculos­e, o Hospital Sanatório do Zaire registou 211 casos, com 17 óbitos.

A cidade de Mbanza Kongo diagnostic­ou, de Janeiro a Junho, 75 casos positivos de HIV/Sida e houve 13 mortes.

Convidado a pronunciar­se sobre a tuberculos­e e o HIV/Sida), Domingos da Silva assegurou haver medicament­os e reagentes suficiente­s para o atendiment­o de casos a partir dos Programas Nacional de Luta contra estas doenças. Sobre a tuberculos­e, disse estar a enfrentar dificuldad­es em termos de assistênci­a aos doentes, por falta de medicament­os necessário­s ao tratamento da doenças.

Medidas preventiva­s

Domingos da Silva garantiu que é comum os médicos recomendar­em aos doentes e aos familiares para comprarem os fármacos para evitarem mortes. “As instituiçõ­es têm penúrias em termos de medicament­os e recursos financeiro­s”, disse Domingos da Silva.

O sector da Saúde no Zaire privilegia a prevenção das doenças com a realização de actividade­s educativas, campanhas de vacinação e o acompanham­ento das mulheres grávidas e crianças menores dos cincos anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola