Jornal de Angola

Um território imenso e com grandes potenciada­des comerciais

-

chinês é composto por planaltos que vão de oeste a leste, a sudoeste está situada a maior cadeia de montanhas do mundo, o Himalaia. No centro e a oeste está o planalto do Tibet, ao norte está localizado o deserto de Gobi e o planalto da Mongólia, ao nordeste fica a planície da Manchúria e no sul, a planície da China.

Na paisagem é possível visualizar formas distintas de relevos, vegetações, climas e minérios, tudo isso é provenient­e da dimensão continenta­l do território, que abrange diferentes formações rochosas, solos que influencia­m directamen­te na composição das paisagens.

Na variedade de climas, a China apresenta no norte do país um clima árido e frio, já nas proximidad­es das Cordilheir­as e também nos planaltos, o clima é o frio de montanha. No sul da China as caracterís­ticas climáticas alteram-se, pois nela o clima é quente e húmido com incidência de chuvas no verão, demonstran­do aspectos tropicais, e por fim, no nordeste e leste o clima é temperado.

Em recursos minerais, a China ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, esse factor é importante para o abastecime­nto das indústrias e contribui para o cresciment­o económico do país. O principal minério chinês é o carvão mineral, sendo o maior produtor mundial, além de ocupar o ranking de sétimo lugar em produção de petróleo, pois correspond­e a 4,6 por cento de todo minério fóssil do mundo. Outros minérios importante­s e encontrado­s com abundância são estanho, ferro e alumínio.

No presente momento a maior potência mundial é os EUA, e a economia que mais desenvolve é a da China, essas têm estabeleci­do uma relação” harmoniosa”.

 ??  ?? O imenso território
O imenso território

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola