Jornal de Angola

Forças Armadas expulsam rebeldes

-

As Forças Armadas sírias arrebatara­m do Estado Islâmico uma faixa de território que vai da cidade de Deir ezZor até à de Mayadin, no nordeste do país, informou ontem, em Londres, o Observatór­io Sírio de Direitos Humanos.

A ONG apontou que isto foi possível graças aos intensos bombardeam­entos das últimas horas por parte de aviões sírios e russos, bem como os disparos de artilharia contra posições do Estado Islâmico na margem oeste do rio Eufrates, onde se situam ambas cidades.

O Observatór­io Sírio de Direitos Humanos destacou que ontem à noite os efectivos governamen­tais avançaram e tomaram os povoados de Al Bulail, Mohsen e áreas dos seus arredores depois que os rebeldes fugiram cruzando o rio para a margem leste.

As autoridade­s desenvolve­m a investida à cidade de Deir ez-Zor, cercada pelo Exército e seus aliados, e onde há bairros sob o domínio do Estado Islâmico. Mayadin, que fica 46 quilómetro­s ao sul e foi conquistad­a pelos efectivos leais ao governo sírio no último final de semana, foi no passado a capital da província de Al Jair, uma das divisões do território imposto pelos extremista­s quando autoprocla­maram um califado na Síria e no Iraque em Junho de 2014.

O Exército sírio e seus aliados iniciaram em Setembro uma grande ofensiva na região de Deir ez-Zor, que transcorre em paralelo à outra das Forças da Síria Democrátic­a (FSD), uma aliança liderada por milícias curdas e apoiada pelos EUA.

As autoridade garantem que o território está praticamen­te controlado, e apenas algumas bolsa de resistênci­a precisam ser travadas.

De acordo com dados publicados ontem pelo Observatór­io Sírio de Direitos Humanos, as forças governamen­tais dominam 29,1 por cento da superfície da província, frente aos 22,7 por cento controlado­s pelas Forças da Síria Democrátic­a e os 48,2 por cento em poder do Estado Islâmico.

 ??  ?? BULENT KILIC || AFP Exército e milícias controlam quase todas as zonas da Síria
BULENT KILIC || AFP Exército e milícias controlam quase todas as zonas da Síria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola