Jornal de Angola

Exército iraquiano controla Kirkuk

-

As forças do Iraque assumiram ontem o controlo da sede do governo provincial da região disputada de Kirkuk, no centro da cidade de mesmo nome, e começaram a içar a bandeira nacional nos edifícios governamen­tais, informaram à agência Efe fontes militares e de segurança iraquianas.

As forças conjuntas integradas por unidades do Exército e da Polícia Federal, além de forças especiais e das milícias pró-governamen­tais Multidão Popular, tomaram o controlo completo do edifício-sede do governo da província de Kirkuk, detalharam as fontes de forma anónima.

As fontes acrescenta­ram que a maior parte dos distritos desta província rica em petróleo estão actualment­e nas mãos de tropas iraquianas, que deram início a uma operação durante a madrugada para “impor a segurança” em Kirkuk, onde os soldados curdos efectivame­nte controlava­m várias áreas desde 2014.

Os informador­es assinalara­m que unidades da Multidão Popular - milícias integradas principalm­ente por xiitas - se encontram no interior da cidade de Kirkuk, na qual convivem várias minorias étnicas, como os curdos e os turcomanos.

Além disso, as forças conjuntas começaram a içar a bandeira iraquiana sobre os edifícios governamen­tais na cidade, seguindo as ordens do primeiro-ministro e comandante-chefe das Forças Armadas, Haidar al Abadi, que anunciou durante a madrugada as operações militares na região. Haidar al Abadi designou um exgeneral do Exército como governador de Kirkuk.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola